Esse é o caso, por exemplo, do comensalismo, em que organismos de espécies diferentes interagem e apenas um é beneficiado, sem haver prejuízo para o outro.
Protocooperação, também conhecida por mutualismo facultativo, é uma relação ecológica interespecífica harmônica que ocorre, por exemplo, entre formigas e acácias. ... Isso significa que a protocooperação é uma relação ecológica facultativa.
No caso da relação entre a ave e o rinoceronte, ou até mesmo outros animais, como a ave e o jacaré, é a chamada de protocooperação, porque as duas espécies se beneficiam: a ave se alimenta do carrapato e o rinoceronte se livra deles.
Resposta. Parasitismo e protocooperação (parasitismo por causa que os carrapatos se beneficiam prejudicando o rinoceronte e por que protocooperação e não mutualismo. No mutualismo há uma dependência, ou seja, não podem viver separadamente. Já na protocooperação não há uma dependência e podem viver separadamente.
A relação entre formigas e pulgões é um bom exemplo de mutualismo: Para sobreviver os pulgões necessitam de grandes quantidades de açúcares e aminoácidos. ... Uma vez que os pulgões lhes providenciam alimento, as formigas protegem-nos de predadores como as joaninhas.
A protocooperação é uma relação entre duas espécies na qual ambas são beneficiadas. Porém, uma pode viver independente da outra. ... Mutualismo é a interação de duas espécies que se beneficiam reciprocamente, mas, ao contrário da protocooperação a coexistência é indispensável para a sobrevivência.