As raízes da goiabeira encontravam-se a 100 cm de profundidade do solo e a 100 cm de distância do tronco aos 9 meses após o plantio. Pode-se considerar a profundidade efetiva das raízes de 80 cm a partir de 18 meses após o plantio.
A planta de goiabeira estudada, produzida por estaca herbácea, não apresentou sistema radicular pivotante, porém apresentou diversas raízes espessas com aprofundamento em volta do tronco (raio de 0,80 m), o que provavelmente conferiu a mesma grande resistência ao tombamento.
A goiabeira serve para o tratamento de problemas digestivos devido à sua composição rica em vitaminas e minerais que ajudam a evitar a acidez durante a digestão e evitar a diarreia. Pode ainda ser utilizada para tratar inchaços e hemorragias do útero devido à sua ação diurética.
O ciclo da goiabeira ? Paluma?, entre a poda até o início da colheita dos frutos, variou de 189 dias (podas em novembro e dezembro) a 203 dias (poda em fevereiro). Independentemente da época de poda, as plantas submetidas à poda longa apresentaram maior emissão de brotos novos e maior número de ramos estabelecidos.
Não tolera geadas e ventos frios. Os solos, arenosos ou argilosos, devem ser profundos e bem drenados, pois a goiabeira não prospera em terrenos encharcados, pantanosos, mal arejados ou impermeáveis. Práticas de conservação do solo: plantio em nível. Manter nas entrelinhas uma cobertura vegetal rasteira, sempre roçada.
Faz mal? - Comer o bicho da goiaba não faz mal, apesar de ser meio nojento. Ele tem as mesmas propriedades da fruta, já que, desde que nasce, sua única fonte de alimento é a polpa da goiaba. Além disso, quando há bicho é sinal de que o vegetal não tem agrotóxico.
2- Como evitar bichos de goiaba Quando vai se transformar em pupa, faz um orifício no fruto, caindo no solo, transformando-se em mosca na forma adulta. Para acabar com esse problema, basta ensacar as goiabas assim que atingirem de 2 a 3 cm de diâmetro.
FRUTOS ENSACADOS Indicada para proteger frutos maiores, como manga, goiaba, banana, pêssego, caqui, nêspera, melão e maracujá, a técnica de ensacamento consiste no uso de saquinhos de papel-manteiga, papel encerado ou TNT para embalar os frutos enquanto eles se desenvolvem, mantendo assim as moscas afastadas.
Como acabar com os mosquitinhos das frutas com truques simples
Controle: Promover um melhor arejamento e insolação do pomar através de podas e desfolhas. Realizar a poda em períodos com condição climática desfavorável à ocorrência da doença. Realizar adubação adequada, de acordo com a análise do solo, evitando excesso de adubação nitrogenada.
A podridão de cor negra que infecta inflorescências de jaca no Espírito Santo é causada pelo fungo Rhizopus sp.
aplicação preventiva de fungicidas e remoção de folhas, flores e frutos doentes, visando reduzir o potencial de inóculo dentro da cultura. Respingos de chuvas são muito eficientes na dispersão de esporos da ANTRACNOSE a partir de órgãos infectados da planta dentro da cultura do morangueiro.