Esse animal é muito mais complexo e interessante do que parece ser e, aqui no umCOMO, vamos te contar onde vive o caranguejo e muitas outras curiosidades desse crustáceo. Continue lendo para descobrir tudo sobre esse animalzinho!
O corpo de uma caranguejeira pode ter até 10 cm de comprimento e, com as pernas estendidas, ter mais de 25,4 cm de diâmetro. As maiores tarântulas podem matar pequenos vertebrados, mas sua comida habitual são outros artrópodes. A mordida de uma tarântula pode ser dolorosa, mas geralmente não é perigosa para os seres humanos.
Vale só ressaltar que o caranguejo é uma iguaria para muitas pessoas e um prato de se deliciar. Aqui no umCOMO você pode também aprender como preparar algumas receitas usando esse crustáceo.
No geral, o caranguejo não é um animal rápido no ambiente marinho, comparado as suas presas e predadores, por isso, ele tende a se enterrar na areia ou solo quando necessário. Entretanto, tem uma boa locomoção em terra sendo um crustáceo.
Como o próprio nome sugere, esse animal se localiza em territórios de água doce pelo Brasil todo. Na Bahia, muitas pessoas o conhecem como Gajé. Sua carapaça tem tonalidade que se destaca bastante entre os caranguejos, já que é marrom-escura, com uma presença avermelhada.
Essa espécie tem esse nome por ter uma casca parecida com as de um caracol ermitão para proteger seu corpo, principalmente abdômen, a parte mais sensível do animal.
Agora você conhece um pouco mais sobre o caranguejo aranha gigante! 😄 Gostou das curiosidades? Apesar dessas informações, existem poucos estudos científicos sobre essa espécie. Por isso é importante ter esse animal próximo de um time de Educação e Biologia tão dedicado como o do AquaRio! Isso aumenta a produção de estudos e pesquisas que ajudam a comunidade científica a conhecer mais o animal.
As fêmeas possuem espermateca exceto as espécies sickius longibulbi e encyocratella olivacea. Os machos têm um tempo de vida muito mais curto do que as fêmeas porque morrem relativamente pouco depois de amadurecerem. Poucos vivem o tempo suficiente para uma muda pustulenta, o que é improvável nos habitats naturais porque eles são vulneráveis à predação, mas ocorreram em cativeiro, embora raramente.
Caranguejeiras de várias espécies ocorrem nos Estados Unidos, no México, na América Central e em toda a América do Sul. Outras espécies ocorrem variadamente por toda a África, grande parte da Ásia e toda a Austrália. Na Europa, algumas espécies ocorrem na Espanha, Portugal, Turquia, sul da Itália e Chipre.
Frio é uma coisa que não incomoda o caranguejo aranha gigante! Como falado anteriormente ele vive em águas profundas. Devido a baixa luminosidade desse local, essas águas chegam a cerca de 10° graus de temperatura. Muito gelado! No nosso circuito, o tanque dele é o mais frio de todos, mantemos essa temperatura e a luminosidade baixa para garantir o seu bem estar.
Se você ficou com vontade de conhecer esse animal incrível, nós temos a solução! Venha conhecer essa e outras espécies no Aquário Marinho do Rio! Estamos esperando vocês com todas as medidas necessárias para a sua segurança e a da sua família. Garanta seu ingresso pela compra online! 👇🏾
Para sua autodefesa, o caranguejo conta com pinças ou garras, para que possa combater quem possa lhe fazer mal. Junto com sua garra, compõe o sistema de ‘’ataque e defesa’’ desse guerreiro do mundo animal.
A maioria dos machos não vive dessa muda, pois eles tendem a ter seus êmbolos, órgãos sexuais masculinos maduros em pedipalpos, presos na muda. A maioria das criadoras de tarântulas considera as fêmeas mais desejáveis como animais de estimação, devido à sua maior longevidade. As tarântulas capturadas em meio selvagem são geralmente machos maduros porque vagueiam ao ar livre e têm maior probabilidade de serem capturados.
A maturidade sexual do Caranguejo-aranha ocorre após a muda terminal que é mais tardia no macho que na fêmea. Após a muda terminal o individuo não mais cresce e portanto há uma grande variação nos tamanhos dos Caranguejos-aranha adultos já que nas fases iniciais da vida deste caranguejo diversos fatores influenciam na sua taxa de crescimento.
Porém, muitos espécimes de caranguejo vivem também na água doce e até no ambiente terrestre. Isso mostra como essa espécie evoluiu e soube se adaptar aos diferentes cenários a que foi exposta.
As tarântulas têm basicamente um único inimigo: a vespa. Esse arqui-inimigo pode imobilizar uma tarântula com sua picada e depositar seus ovos dentro da aranha. Quando os ovos das vespas eclodem, as larvas comem a tarântula ainda viva. Tarântulas perdem seus esqueletos externos em um processo chamado muda. Durante o processo, eles também substituem os órgãos internos, como o revestimento do estômago, e podem até recuperar as pernas perdidas.
As aranhas caranguejeiras são também comumente conhecidas como tarântulas. Tarântula é um nome aplicado principalmente a espécies de aranhas grandes e peludas da família theraphosidae da América do Norte e do Sul, África, Sudeste da Ásia, e da Austrália.
No caso de animais como o caranguejo de mar, se ele estiver em um aquário, ele pode literalmente comer de tudo, como pão, insetos, frutas, verduras e até plantas, já que ele aproveita tudo e transforma em energia para o seu corpo. Mas isso não quer dizer que algumas dessas "comidas"citadas são o ideal para dieta desse crustáceo. Quanto mais próximo do que ele poderia encontrar no seu habitat natural, melhor!
Existem muitas espécies diferentes de caranguejo dentro das mais de 4 mil já conhecidas pelo homem. Separamos aqui algumas das mais interessantes para você conhecer. Cada uma tem características únicas. Dá só uma olhada!