"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar. É o mesmo que eu dissesse que "apartamentos são alugados".
Ambas estão corretas, dependendo do contexto da frase. Na primeira opção aluga-se casa, o sujeito está oculto. Na segunda opção alugo casa, o sujeito está na primeira pessoa do singular.
Passo a Passo - Como montar a sua Placa Aluga Personalizada:
Placa vermelha com letras brancas A placa vermelha com letras brancas é conhecida como aluguel. Veículos como os ônibus, vans, táxis e caminhões de carga são emplacados dessa forma.
Conforme o CONTRAN, todo carro de aluguel deverá utilizar essa cor ao emplacar o seu veículo. Conforme a legislação, entram, nessa categoria, os veículos em que os motoristas exercem atividade remunerada fazendo transporte de carga ou passageiros.
Conforme a lei, quem possui placa vermelha compra veículo zero quilômetro com 28% de desconto de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Além disso, não precisa pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a cada início de ano.
Documentos necessários
ANTT. 1 - Quais os tipos de veículos que devem ser registrados no RNTRC? Todos os veículos de carga que executem transporte rodoviário de carga mediante remuneração (veículos de categoria “aluguel” – placa de fundo vermelho e letras brancas), com capacidade de carga útil igual ou superior a 500 Kg.
De acordo com a legislação, o cadastro na ANTT é obrigatório para todos os veículos que executem transporte rodoviário de carga com capacidade útil igual ou superior a 500 kg. Logo, podemos pensar no RNTRC como um documento indispensável, que todo o transportador de carga remunerado — autônomo ou não — precisa ter.
São usadas em veículos que fazem transporte remunerado tanto de carga quanto de passageiros, caso dos táxis, ônibus, vans, caminhões etc. A placa tem fundo vermelha e letras brancas.
O emplacamento de caminhões com placa vermelha é regulamentado pelo Denatran. vermelha, quando o proprietário for autorizado pelo Denatran. pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.
Documentos – Original e Cópia
Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00. A única mudança será no segundo dígito numérico, que virará uma letra. Vale destacar que não será possível trocar a sequência da placa.
Como funciona a combinação de letras nas placas dos veículos. ... A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).
Além do novo padrão de combinação, as placas também contariam com uma faixa azul e a bandeira do país. A grande novidade em relação ao sistema atual é um QR Code (código de barras bidimensional) e um chip com sensor de radiofrequência que ajudará a localizar o veículo e dificultar falsificações.
O que muda na placa padrão Mercosul Ficará intercalada: LLL NLNN – sendo L para letra e N para número. Além disso, o aspecto é bem diferente. A tarja preta com o nome da cidade vira uma faixa azul com o nome e bandeira do país. As cores das fontes mudam de acordo com a função do veículo e o fundo é branco.
O novo modelo traz somente a bandeira do Brasil e para saber a origem de registro do veículo é preciso ler o QR Code (código bidimensional) localizado do lado esquerdo. As três letras iniciais da combinação alfanumérica também revelam qual estado ele foi emplacado.
Confira abaixo as letras e as sequências numéricas por estado:
Mas isso é possível baixando no celular o aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pelo sistema, basta digitar as letras e números da placa que vai aparecer marca, modelo, ano de fabricação e cidade e estado de origem do veículo.
Confira em ordem de A – Z
Para os veículos particulares, as letras e os números terão a cor preta. Para carros de aluguel ou autoescola, será vermelha. Automóveis oficiais e de representação vão utilizar a cor azul. Veículos diplomáticos terão caracteres dourados.
A identificação de Estado e cidade aconteceria por meio de brasões oficiais na lateral direita da nova placa. Como dissemos acima, após uma mudança do Contran, a nova placa não terá mais os símbolos que permitiriam a identificação de local de registro do veículo.
Como vou saber de qual cidade é um determinado veículo? Hoje em dia é fácil identificar o Estado e município onde um automóvel foi registrado, pois essas informações ficam em uma plaqueta na parte superior da placa. No novo padrão, porém, esse espaço é reservado exclusivamente para o país de registro do veículo.
Mas isso é possível baixando no celular o aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pelo sistema, basta digitar as letras e números da placa que vai aparecer marca, modelo, ano de fabricação e cidade e estado de origem do veículo.