Jimmy: Significa "aquele que vem do calcanhar". Jimmy é um bonito nome masculino, que é o diminutivo do nome James, uma variante norte-americana de Jaime, Jacó ou Jacobo. Assim, esses nomes partilham da mesma etimologia, que do hebraico Yaaqobh significa "aquele que vem do calcanhar".
Destaque-se que Jacó passa a ser chamado de Israel após sua luta com o anjo e, a partir de então, seus descendentes serão conhecidos como “filhos de Israel” (bnei Israel) dando origem ao “povo de Israel” (am Israel).
O livro do Gênesis relata que Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus para Canaã, para formar um povo com a crença no Deus Único. Quando a terra de Canaã foi assolada pela fome, Jacó (Israel), seus 12 filhos e suas famílias foram para o Egito, onde seus descendentes foram escravizados.
Yahweh
Hoje, a população judaica de Israel cresceu dez vezes e é de cerca de 6,8 milhões de pessoas. Cerca de 43% dos judeus do mundo vivem em Israel; essa população superou os judeus americanos há vários anos e hoje é a maior comunidade judaica do mundo.
Abraão, Isaac e Jacó, os patriarcas do povo judeu, se estabelecem na Terra de Israel. A fome força os israelitas a emigrar para o Egito. Jerusalém e o Primeiro Templo são destruídos; a maioria dos judeus é exilada. Código da lei judaica (Shulchan Aruch) é publicado.
Atualmente, os judeus são 76,4% da população israelense, ou 5 433 842 milhões de cidadãos. O começo do estado de Israel foi marcado pela imigração em massa de sobreviventes do Holocausto e de judeus fugindo de terras árabes.
Em algumas regiões brasileiras, certos costumes judaicos podem ser identificados, tais como: o descanso no sábado (shabat), a circuncisão de filho; fazer a higiene da casa na sexta-feira; banhar e amortalhar um defunto; e celebrar as datas judaicas.
Entre as numerosas leis kashrut estão proibições sobre o consumo de certos animais (como carne de porco e frutos do mar), misturas de carne e leite, e o mandamento de abater mamíferos e aves de acordo com um processo conhecido como shechita.
Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.
Alguns imigrantes judeus sefarditas começaram a chegar ao Brasil no século XIX, vindos principalmente do Marrocos, estabelecendo-se na Amazônia, principalmente em Belém, onde fundaram em 1824 a mais antiga sinagoga em funcionamento no Brasil.
razões da imigração judaica A trajetória dos judeus no Brasil começa antes mesmo da chegada da frota de Cabral: tem início no final do século XV, quando os judeus espanhóis e portugueses foram obrigados a se converterem ao cristianismo, sob pena de serem expulsos de seus respectivos países.
A região foi invadida pelos antigos assírios, babilônios, persas, macedônios e romanos. Roma foi o império que nomeou a região como Palestina e, sete décadas depois de Cristo, expulsou os judeus de suas terras depois de lutar contra os movimentos nacionalistas que buscavam independência.
A imigração judaica no Rio Grande do Sul teve seu início na primeira década do século XX com a vinda de muitos judeus de regiões da Europa Oriental, área na qual viviam em difícil situação, praticamente enclausurados nas fronteiras russo-polonesas.