São lesões translúcidas, circunscritas, flutuantes, e com aumento de volume correspondendo ao local da erupção do dente. Quando a cavidade cística contém sangue, devido a trauma ou infecção, a coloração torna-se arroxeada ou azulada, por isso é denominada hematoma erupção, como nos casos relatados21.
Se você ao olhar para as gengivas de seu bebê e observar que a mesma encontra alguma marca roxa, não se preocupe, esse é um pequeno hematoma ocasionado pelo dente que está começando a nascer, e ficou roxo porque algum vazo sanguíneo rompeu causando este pequeno machucado na gengiva do seu bebê.
Descriptors: Cystic decompression; dentigerous cyst; odontogenic cysts. O Cisto Dentígero (CDT) é o tipo mais comum dos cistos odontogênicos de desenvolvimento e o segundo mais frequente entre todos que ocorrem nos maxilares, representando cerca de 20% de todos os cistos revestidos por epitélio nos ossos gnáticos1,2.
Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.
Para Freitas et al (2006), os cistos dentígeros podem apresentar três variações radiográficas de acordo com o envolvimento com a coroa : tipo central, lateral e circunferencial. O diagnóstico diferencial dessa lesão é Ameloblastoma (AMELO) e Tumor Odontogenico Ceratocístico (TOC), quando de lesões mais extensas.