Suplementos que geram resultados visíveis são os melhores, mas também levantam inúmeras questões a respeito do que acontece quando paramos de tomá-los, como é o caso da creatina.
Veja, o objetivo da creatina não é necessariamente aumentar a massa muscular, mas aumentar sua capacidade de trabalho (como aumentar sua força) e, assim, acelerar a hipertrofia.
A creatina ajuda a melhorar a prevenir a sarcopenia, que é a perda de massa muscular que geralmente acontece após os 50 anos, causando perda da força e do desempenho físico.
Antes ou depois do treino? Em dias de descanso? Com ou sem alimentos? Essas são algumas das perguntas que surgem quando se fala em tomar creatina. Vamos abordá-las uma por uma.
Por isso, a suplementação com creatina deve ser feita sempre sob a orientação de um nutricionista, ou médico, que vai avaliar as necessidades nutricionais e o histórico de saúde de cada pessoa.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
A dosagem recomendada de creatina é de 3 a 5 gramas por dia. Isso pode ser dividido em doses menores ao longo do dia, como 1 grama de manhã, 1 grama à tarde e 1 grama à noite. Não é necessário tomar mais do que isso para obter os benefícios da creatina.
O efeito colateral mais comum com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso corporal, devido ao aumento da massa muscular. Além disso, a creatina também pode causar diarreia, desconforto gástrico, dor na barriga, náuseas e cãibras em algumas pessoas.
A creatina funciona quando seus músculos ficam saturados com ela, se você vai usar o suplemento indefinidamente, apenas 3 gramas serão o suficiente pois haverá tempo de sobra para que a saturação ocorra.
Sim, a creatina pode ser tomada com leite desnatado, integral ou semidesnatado. Da mesma forma que pode ser tomado com bebidas vegetais, como leite de amêndoas ou de coco, por exemplo.
Até o momento, não existem contraindicações sobre o uso dos suplementos de creatina. No entanto, os estudos sobre o uso de creatina por pessoas com problemas nos rins ainda são inconclusivos.
A creatina é principalmente indicada para aumentar a massa muscular. Como o ganho de massa muscular acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal, a creatina pode ajudar no emagrecimento.
Quando tomar Creatina? A creatina pode ser tomada com ou sem alimentos, mas alguns estudos sugerem que tomá-la com carboidratos pode melhorar sua absorção. Isso porque os carboidratos estimulam a produção de insulina, o que pode ajudar a transportar a creatina para o músculo. No entanto, não é necessário tomar creatina com alimentos para obter seus benefícios.
A remoção dessa “fonte de motivação”, que algumas pessoas a treinarem menos ou de forma menos assídua, pode causar perda de massa muscular, mas isso não é culpa da creatina.
A creatina não engorda, porque não aumenta o tamanho ou número das células de gordura no corpo. No entanto, um dos efeitos desse suplemento é o aumento do volume dos músculos, provocando um ganho de peso.
Sim, você pode e deve tomar creatina em dias de descanso. A creatina não é um suplemento que age apenas durante o treino, mas sim ao longo do dia, ajudando a manter os níveis de creatina fosfato no músculo.
A creatina ajuda no ganho de massa muscular, porque aumenta a força e a disposição física durante os exercícios, além de melhorar a recuperação muscular após os treinos. Conheça outros benefícios da creatina.
A estratégia ideal para a carga de creatina seria consumir 20g de creatina por dia (5g x4) durante 5 a 7 dias. Esta quantidade é suficiente para garantir que os níveis de creatina muscular estejam totalmente saturados e que estás pronto para começar a aumentar os teus ganhos durante o treino.
A saturação do oxigênio é uma medida da quantidade de hemoglobina que é limitada ao oxigênio molecular aponta em um dado momento. É um parâmetro importante para pacientes de controlo em uma instalação clínica.
Esses incluem: parar de fumar; evitar o fumo passivo em lugares onde outras pessoas fumam; manter uma dieta saudável com muitas frutas e vegetais; fazer exercícios regularmente. O exercício regular também pode melhorar os níveis de saturação de oxigênio de forma sistêmica.
Conheça métodos para respirar melhor
4 alimentos que vão te ajudar a melhorar a respiração!
Os sete alimentos que turbinam o cérebro
Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais:
Mas como os neurônios se combinam, cada um pode armazenar muitos dados ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de armazenamento do cérebro humano para cerca de 2,5 petabytes (1 milhão de gigabytes).