Para que a avaliação psicológica possa ser realizada como uma das etapas de um concurso público, é necessário previsão legal e no edital. Ou seja, é necessário que exista uma Lei que determine a realização da avaliação psicológica, informando ainda que ela tem caráter eliminatório.
COMO SE PREPARAR PARA O TESTE PSICOTÉCNICO Antes de tudo, é importante ressaltar que não existe certo e errado no teste psicotécnico do DETRAN. Tratam-se de características pessoais avaliadas para saber se o indivíduo tem condições de dirigir. Portanto, não é necessário estudar algo antes da realização do exame.
O G36 possui uma metodologia simples e objetiva e pode ser aplicado de forma individual ou coletiva. É válido dizer também que seu tempo de duração é em média 30 minutos. Ele funciona como uma prova de múltipla escolha – como o Enem e provas de concursos públicos – com um caderno de perguntas e um cartão de respostas.
Como aplicar o teste de Atenção Concentrada?
O Satepsi foi criado pela Resolução 002/2003 para qualificar os métodos e as técnicas empregadas no processo de avaliação psicológica. Em novembro de 2013, o sistema foi reformulado para se adequar à dinâmica da produção científica de instrumentos psicológicos e a rapidez do fluxo de trabalho.
A página destinada ao Satepsi (http://satepsi.cfp.org.br/) apresenta a lista dos testes psicológicos com pareceres favoráveis e desfavoráveis para uso.
Testes Psicológicos Favoráveis: são aqueles que a(o) psicóloga(o) poderá utilizar no exercício profissional, tal como previsto na Resolução CFP nº 009/2018 e no Código de Ética Profissional dos Psicólogos e que estão com parecer favorável emitido pelo CFP.
Art. 14 - Os estudos de validade, precisão e normas dos testes psicológicos terão prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data da aprovação do teste psicológico pela Plenária do CFP.