O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.
Qual a causa da varicocele? A varicocele é ocasionada pela incompetência ou até mesmo ausência congênita das válvulas nas veias espermáticas, ocasionando um refluxo do sangue venoso e a dilatação das mesmas, além do espessamento de sua parede muscular.
É mais comum no lado esquerdo, porque a veia espermática do lado esquerdo desemboca na veia renal esquerda em um ângulo de 90 °, ou seja, reto, fazendo com que a pressão nesse lado seja mais alta que no lado direito, lado este em que a veia espermática desemboca obliquamente diretamente na veia cava inferior.
Varicocele é uma dilatação das veias que drenam cada testículo, geralmente relacionada a incompetência das válvulas venosas e pode colocar em risco a fertilidade do homem. Tem causa multifatorial, sendo a genética um fator muito importante. Não há relação direta com levantar peso.
Você, homem, sente uma dor e um aumento de volume em um ou nos dois testículos que irradia para a virilha e piora no clima quente, quando passa muito tempo em pé ou se faz esforços físicos? Fique atento: pode ser varicocele.
As formas de correção da varicocele são:
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
Cuidados