A conservação por fermentação baseia-se no antagonismo entre espécies microbianas, em que uma ou mais espécies inibem as demais, por meio da competição por nutrientes e da produção de metabólitos antimicrobianos a partir de substratos presentes no alimento.
Importância econômica da fermentação A fermentação é utilizada pela indústria para a produção de diversos produtos, como medicamentos.
Já na aula 3 você vai ver que a concentração e desidratação são métodos de conservação que envolve a retirada de água dos alimentos. No processo de concentração os equipamentos utilizados para este fim são os evaporadores e na desidratação os secadores.
O processo de concentração de um alimento ocorre devido à remoção de parte da água existente no alimento. Esta remoção pode ser realizada por evaporação, utilizando-se tachos abertos ou a vácuo, evaporadores ou outros processos não convencionais como a ultrafiltração, osmose inversa e evaporação osmótica.
A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.
Uma visita ao supermercado e lá estão eles, incluem tomates, bananas, maçãs, carnes, ovos, entre outros. Estamos falando dos alimentos desidratados, há quem diga que são muito melhores do que os convencionais. Será mesmo que a perda de água faz um alimento ficar mais saboroso?
Pelo o fato de não haver umidade ocorre a retirada da água presente no alimento , com isso o alimento se mantém conservado por mais tempo.
Essa contagem só é possível após dois dias, que é o tempo necessário para os micro-organismos serem vistos a olho nu. Segundo os especialistas, toda comida contém bactérias, e o que a deixa imprópria para o consumo é a quantidade e o tipo desses micróbios.
A resposta é, sim, vários.
E para armazenar o mais indicado é que estejam em recipientes de plástico ou de vidro que são mais seguros contra contaminações. Nas prateleiras mais inferiores devem estar produtos que estão em descongelamento dentro da geladeira. E na gaveta inferior você pode colocar os legumes e frutas devidamente separados.