EQST

Quanto Condiço Do Brasil Na Poca Em Que Surgiu A Misso Artstica Francesa Pode-se Destacar Que?

Quanto à condição do Brasil na época em que surgiu a Missão Artística Francesa pode-se destacar que?

Resposta: Quanto à condição do Brasil na época em que surgiu a Missão Artística Francesa, pode-se destacar que: era desnecessária a existência da missão uma vez que os negros e os indígenas já tinham a sua própria cultura.

Qual desses artistas não fizeram parte da Missão Artística Francesa *?

Qual desses artistas não fizeram parte da missão Artística Francesa a) Aleijadinho.

Quem foram os artistas da missão artística francesa?

Foi nesse contexto que a Missão se instituiu, chefiada por Joachim Le Breton e tendo como principais representantes os pintores Jean Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay; os escultores Auguste Marie Taunay, Marc Ferrez e Zépherin Ferrez; e o arquiteto Grandjean de Montigny.

Qual foi o legado dos artistas franceses?

Resposta: Explicação: – O maior legado da Missão Artística foi ter instituído no Brasil um conceito mais erudito de arte. ... Até então, não havia a ideia do artista ou do arquiteto, as pessoas conheciam o artesão, mas os franceses apresentaram a ideia de um ensino artístico oficial – afirma o historiador.

Qual o título do livro publicado por Jean-baptiste Debret sobre a missão francesa?

Debret veio para o Brasil com a Missão Artística Francesa, em 1816, e permaneceu no país até 1831, quando regressou à França. ... Suas aquarelas, impressas no livro por meio de litografias, e artigos sobre o que conheceu do país possuem vasto e profundo alcance na memória dos brasileiros.

Quem foi Debret o que fez quando viveu?

Jean-Baptiste Debret (1768-1848) foi um pintor, desenhista, decorador e professor francês. Integrou a Missão Artística Francesa que veio ao Brasil em 1816, em atendimento à solicitação do príncipe regente D. João.

Quem foi Jean-Baptiste Debret para o neoclassicismo?

Jean-Baptiste Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768. Estudou na Academia de Belas Artes, tendo sido aluno de Jacques-Luis David, líder do neoclassicismo e primo de Debret. Foi desenhista, pintor, cenógrafo, decorador e professor.

Como Debret via o Brasil?

O pintor francês Jean-Baptiste Debret foi um dos principais artistas que integraram a denominada Missão Artística Francesa, isto é, uma expedição de artistas que veio para o Brasil em 1817 amparada por D. João VI, que havia elevado o Brasil à condição de Reino Unido, em 1808, e aqui residia.

Qual a importância da obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil?

Debret integrou a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 26 de março de 1816. Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX. ... João VI de Portugal, cujo objetivo principal era fundar no Brasil a Academia de Belas Artes.

Porque as obras de Debret são consideradas importantes fontes históricas sobre o Brasil?

Resposta: Debret integrou a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 26 de março de 1816. Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX. ... João VI de Portugal, cujo objetivo principal era fundar no Brasil a Academia de Belas Artes.

Em que consistiu o trabalho Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil 1816 1831?

Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil é um álbum iconográfico do pintor, desenhista e professor francês Jean-Baptiste Debret. ... Debret veio para o Brasil com a Missão Artística Francesa, em 1816, e permaneceu no país até 1831, quando regressou à França.

O que estava registrado no livro Viagem Pitoresca ao Brasil?

Seu livroViagem pitoresca e histórica ao Brasil”, publicado de 1834 a 1839 em três volumes, reúne gravuras que registram cenas do Brasil no início do século XIX. A Coleção Martha e Erico Stickel, que integra o acervo de Iconografia do IMS, inclui algumas gravuras do “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil”.

Como Debret retrata a realidade brasileira do momento?

Debret fora retratista oficial da corte portuguesa exilada no Rio de Janeiro e, nas horas mortas, pintava as cenas e os personagens que encontrava pela rua. Cada aquarela continha, também, comentários sobre os costumes brasileiros e informações sobre a cena retratada.

Qual a importância das obras de Debret Pesquise e responda?

Seu trabalho foi essencial para retratar o cotidiano do Brasil colonial, além de catalogar, por meio de registros de desenhos, a fauna e flora brasileira. Debret também desenhou a bandeira do Brasil composta pelo retângulo verde e o losango amarelo.

Qual destes artistas foi o que melhor representou a vida dos escravos no Brasil colonial do século XIX?

As telas de Debret tinham variados temas, indo desde o retrato de cenas do cotidiano até grandes eventos da alta sociedade brasileira e da corte portuguesa no Brasil. Além disso, Debret retratou também a vida dos escravos negros e dos índios, bem como reproduziu, em desenhos, variedades da fauna e da flora.