Para isso, existem os bancos de germoplasma, locais que guardam os materiais genéticos das mais diferentes espécies de plantas. Existem bancos de germoplasma no mundo todo, e são nesses cofres que a diversidade genética fica protegida.
Duas são as ferramentas disponíveis para se promover o melhoramento genético de qualquer espécie: seleção e cruzamento. Seleção é o processo decisório que indica quais animais de uma geração tornar-se-ão pais da próxima, e quantos filhos lhes serão permitido deixar.
Inseminação artificial e fertilização in vitro A inseminação artificial permite a disponibilização do material genético do animal com melhores características para um grande número de criadores. Sendo assim, seu material genético é utilizado em diversos rebanhos, aumentando o número de descendentes.
O objetivo do melhoramento genético na pecuária é conseguir fazer com que os animais de um rebanho tenham características positivas de produção. Os reprodutores são os maiores responsáveis pelo progresso genético dentro de um rebanho.
E é possível investir no melhoramento genético do rebanho. Isso é possível através da incorporação de genes que possuem características desejáveis para alta produção dentro do rebanho leiteiro e a retirada de genes indesejáveis. É um instrumento com o objetivo de aumentar a produtividade para o fazendeiro leiteiro.
É um processo que permite que certos animais se reproduzam mais que outros. Deste modo, animais com um genótipo desejado produzirão uma prole maior. Quando a seleção é feita durante várias gerações, alguns genes se tornam mais freqüentes dentro de uma população. Portanto, a seleção genética se baseia em duas etapas.
O índice de seleção é um valor que é atribuído ao animal considerando as características que se deseja melhorar, buscando uma maior eficiência produtiva. Esse índice permite a escolha de animais que atendam a diversos aspectos.
A seleção é a escolha dos melhores animais que serão utilizados como reprodutores e os cruzamentos são acasalamentos entre raças distintas com o intuito de se obter a heterose e a complementariedade dos animais.
A seleção indireta consiste em um dos mecanismos que podem ser utilizados para o incremento no rendimento de grãos de aveia. ... Oitenta por cento do incremento no rendimento dos grãos em aveia pode ser atribuído ao aumento no número de grãos por panícula e 20% ao aumento na massa de grãos (CHANDHANAMUTTA & FREY, 1973).
O ganho genético por ano foi obtido multiplicando-se o produto do diferencial de seleção ponderado médio (em kg) pela herdabilidade e dividindo-se pelo intervalo de geração médio.
O ganho genético representa superioridade genética dos descendentes em relação à média da geração dos pais e depende basicamente da acurácia de predição, intensidade de seleção, variabilidade genética e intervalo de gerações.
A intensidade de seleção é representada por i ou z/p, onde, p é a proporção selecionada e z é a altura da curva normal no ponto de truncamento, ou seja, no ponto acima do qual os indivíduos são selecionados.
DEP é a diferença esperada na média das progênies de determinado animal em relação à média das progênies de um grupo de animais referências que participaram da mesma avaliação, quando acasalados com indivíduos que tenham, em média, o mesmo potencial genético.
COMO ESTIMAR O VALOR GENÉTICO ADITIVO ? 1 – Informações do próprio indivíduo; 2 – informações dos ancestrais e colaterais do indivíduo; 3 – informações da progênie do indivíduo, e 4 – uma combinação de todas as anteriores, o que leva ao BLUP (melhor predição linear não viezada) .
A DEP é expressa na unidade de medida original da característica em questão: kg, dias, g/dia, cm, cm2, mm, etc., tratandose, por exemplo, de peso corporal, idade ao primeiro parto, ganho médio diário de peso, perímetro escrotal, área de olho-do-lombo e espessura de gordura subcutânea, respectivamente, permitindo uma ...
iABCZ – ÍNDICE ABCZ É o índice de seleção que contempla características de importância econômica, sugerido como critério de seleção dos animais dentro do PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos.
Os animais escolhidos para iniciar o teste devem ser os de destaque por meio de outros resultados ou filhos das melhores vacas ou touros de linhagem leiteira. Quanto mais novos os animais escolhidos (menos de 5 anos de idade), menor será o ciclo reprodutivo e maior será o ganho genético em menor tempo na fazenda.