O jiloeiro é a planta que produz um fruto conhecido como jiló, caracterizado pelo seu sabor amargo. O jiloeiro (Solanum gilo), que origina o fruto conhecido como jiló, é uma planta pertencente à família Solanaceae e ao gênero Solanum.
O jiló (antes Solanum gilo, hoje considerada um grupo de cultivares de Solanum aethiopicum) é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivada no Brasil. O fruto tem um característico sabor amargo.
A dica é cortar o jiló em pedaços e deixar de molho em um pouco de água com 2 colheres de sopa de Vinagre Minhoto por cerca de 30 minutos. Depois é só escorrer e o jilo já está pronto para o uso. Você pode fazer, por exemplo, uma deliciosa fritada de jiló ou até uma omelete de jiló!
O segredo para eliminar o gosto amargo é deixar o jiló curtir em água por três dias, trocando a água três vezes ao dia. Após o processo, coloca-se o legume para cozinhar em fogo baixo.
Dicas: como tirar o gosto amargo do jiló Existe, sim, uma solução para o sabor forte do jiló. Uma dica é deixá-lo descansado numa mistura de água e sal por pelo menos 20 minutos antes de utilizá-lo. Um prato que também mascara um pouco do amargor desse fruto é uma deliciosa farofa de jiló.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Deixe as folhas de hortelã inteiras, apenas para dar sabor. Se picar, o gosto delas fica predominante. Depois que a salada estiver pronta, raspe a casca de 1/2 limão siciliano sobre ela e misture. Cuidado para não usar a parte branca do limão, ela amarga.
Pode acontecer de a salada de frutas ficar um pouquinho azeda; para contornar esse problema, é só servi-la com mel. Caso prefira açúcar, adicione-o alguns minutinhos antes de servir para que ele possa dissolver.
Um consenso na tradição culinária é que a pectina da lima (aquela membrana branca que está em torno da polpa da fruta) estraga as receitas, pois ela é muito azeda, o que nem sempre é verdade. As saladas italianas, por exemplo, às vezes, têm esse miolo.
Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro! Obs.: Uma boa dica para garantir que a salada de fruta dure mais tempo é colocar bastante suco de limão ou laranja. Assim, as frutas cortadas ficam submersas no suco ácido, o que faz com que elas demorem bem mais a estragar.
O truque do papel alumínio também funciona Esse truque funciona também para as bananas que ficam expostas na fruteira. O papel alumínio ajuda a deixar a banana mais firme, mais doce e madura no ponto certo para consumir, mesmo em temperatura ambiente. Um bom indício de que a banana já está estragada é a cor da casca.
Dentro da célula, eles ficam separados de uma enzima conhecida como polifenoloxidase. “Alguns autores defendem que, quando a injúria pelo frio é muito severa, pode haver comprometimento dessa separação. Compostos e enzima entram em contato, o que pode levar ao resultado que conhecemos: escurecimento do fruto.
Como Congelar Banana