Gramsci é famoso principalmente pela elaboração do conceito de hegemonia e bloco hegemônico, e também por focar no estudo dos aspectos culturais da sociedade (a chamada superestrutura no marxismo clássico) como elemento a partir do qual poder-se-ia realizar uma ação política e como uma das formas de criar e reproduzir ...
Gramsci tinha outra ideia: "A educação é uma luta contra os instintos ligados às funções biológicas elementares, uma luta contra a natureza, para dominá-la e criar o homem 'atual' à sua época", escreveu.
Ao defender que todos os homens são filósofos, Gramsci buscou destruir o preconceito que a filosofia é uma atividade muito difícil e restrita de uma minoria privilegiada. Este preconceito é politicamente conservador por que contribuiu para manter o povo afastado do contato com a filosofia; assim todos são capazes.
Antonio Gramsci (1891-1937) foi um ativista político, jornalista e intelectual italiano, um dos fundadores do Partido Comunista da Itália. ... Nesse período, recebeu grande influência dos socialistas, entre eles, o político e filósofo Benedetto Croce.
Trata-se, como o nome diz, de um dicionário próprio, com 832 páginas, para entender as ideias de um pensador. Seu nome é Antonio Gramsci (1891-1937), um dos fundadores do Partido Comunista na Itália (fala-se "grâmixi", com o som do primeiro "i" quase imperceptível).
De acordo com a concepção de Gramsci, por conseguinte, a ideologia tem elementos unilaterais e fanáticos, e tem igualmente elementos de conhecimento rigoroso e até mesmo de ciência. Nesse sentido, a ideologia pode chegar a se identificar com "todo o conjunto das supra-estruturas" (GRAMSCI, 1977, p. 1.
Ales, Itália
Gramsci desacreditava de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, para a conquista da cidadania, seria a escola.
Para Gramsci toda filosofia em maior ou menor grau torna-se concepção de mundo, e, neste sentido, o posicionamento por parte de alguns intelectuais que concebem a filosofia, apenas, como atividade ordenadora ou receptiva, onde a realidade é em si e para si, contribuiu para fortalecer um senso comum fragmentado, no qual ...
É necessário, por conseguinte, distinguir entre ideologias historicamente orgânicas, isto é, que são necessárias a uma determinada estrutura, e ideologias arbitrárias, racionalistas, “desejadas”. ... a classe dominante impõe sua ideologia e impede que o proletariado desenvolva sua ideologia.
Gramsci admitia que o "senso comum" possuía um caroço de "bom senso", a partir do qual poderia desenvolver o espírito crítico. ... Tratava-se, assim, de uma concepção "fisiológica" da ideologia (GRAMSCI, 1977, p. 453). Marx e Engels, os "fundadores da filosofia da práxis", submeteram essa concepção a uma crítica vigorosa.
Na perspectiva de Gramsci, a práxis permanece como uma atividade humana racional, mas o filósofo introduz um elemento novo na relação que medeia a ação do homem em sua atividade transformadora das condições ambientais: a luta de classes.
O conceito de praxis e, em relação a ele, o de trabalho e de produção pode ser definido como uma atividade social conscientemente dirigida a um objetivo. O homem por exercer trabalho físico, produção, participação ativa em diferentes formas de vida social, desenvolvem uma prática material.
A palavra práxis é comumente utilizada como sinônimo ou equivalente ao termo “prático”. Todavia, se recorrermos à acepção marxista de práxis, observaremos que “práxis” e “prática” são conceitos diferentes. ... 185), afirma que “toda práxis é atividade, mas nem toda atividade é práxis”.
A práxis em Freire remete à ideia de um conjunto de práticas visando à transformação da realidade e à produção da história.
A práxis pedagógica representa, dentro deste contexto, a prática em constante movimento, onde as atividades que a permeiam, permitem que o professor possa, não só conduzir o processo de ensino e de aprendizagem teoricamente fundamentado, mas que contribua para a análise desta mesma teoria, trazendo da prática elementos ...
Portanto, é de suma importância analisar a práxis (relação teoria e prática) profissional do assistente social, como determinado tipo de trabalho, sobretudo no espaço socioeducativo, privilegiado por ser um momento de contato direto entre os assistentes sociais e os grupos realizados nos CRAS, discutindo os desafios na ...
O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção. Tampouco culpabilizado, o que reforçaria a lógica da exclusão social. ...