Borda direita: voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base. Borda esquerda ou borda pulmonar: voltada para o pulmão esquerdo e estendendo-se da base ao ápice. Limite superior: grandes vasos do coração. Limite posterior: traqueia, esôfago e artéria aorta descendente.
Essa membrana reveste internamente a cavidade torácica e externamente os pulmões, recebendo o nome de pleura parietal e pleura visceral, respectivamente.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. ... O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.
Os pulmões estão alojados na cavidade torácica, um espaço onde também está o mediastino.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.