Qualquer bebê nascido antes de completar 37 semanas e com peso inferior a 2.
Já o leite materno tem maior teor de gorduras. Na média, ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado 30 gramas por dia, o que dá quase um quilo durante o período.
De três em três horas, eles recebem 2 mililitros de leite - a metade de uma colher de chá. Nesse ritmo, podem ganhar cerca de 20 a 30 gramas por dia.
À medida que o bebê fica mais maduro, ganha peso e está em boas condições, ele pode ser alimentado exclusivamente pela boca, sem uso da sonda(8). O prematuro é um bebê mais sonolento, que precisa ser acordado e estimulado nos horários das mamadas.
Peso: entre 750 e 1.
Pois bem, os bebês costumam perder até 10% do peso em função da eliminação de líquidos, principalmente água, até o sexto dia. O peso do nascimento retorna entre o 10o e o 12o dia, explica a neonatologista Vera Fidelman Ramalho Valverde, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.
Algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno são:
Suco de laranja-lima ou mamão ou cenoura. Nos intervalos e ao deitar, beber MUITA ÁGUA PURA. Se quiser variar um pouco use chá de hortelã com erva-doce e cidreira, adoçado com mel.
Existem testemunhos de que os chás de funcho e capim-limão, ingeridos regularmente na quantidade de três a quatro xícaras por dia, ajudam a aumentar a produção do leite materno. O mesmo pode-se dizer do chá misto da mamãe.
Como ter mais leite materno
É possível que a mulher tenha aparecimento de tubérculos, pequenos pontinhos brancos no bico dos seios após o período fértil. Caso aconteçam acompanhados de um pequeno escurecimento e rigidez da mama, pode ser um forte sinal de que há produção em excesso de hormônios, o que faz pensar em gravidez.
Por volta da segunda metade da gestação, pode surgir uma secreção incolor, rica em anticorpos e aminoácidos, o chamado colostro, que persiste até o final da gravidez. O leite propriamente dito só aparece alguns dias após o parto.
O momento em que isto acontece varia de mulher para mulher. Pode ser logo após o parto, pode ser apenas meses depois, mas normalmente é algures pelas 6-8 semanas.
Uma mulher produz até um litro de leite por dia. Uma criança bebe por amamentação entre 200 e 250 mililitros. Mas as glândulas mamárias podem se orientar rapidamente pelas necessidades do bebê e oferecer mais ou menos leite.
Como posso saber se a mama está vazia? Quando a mama esvazia fica mole, muito diferente do início da mamada, quando está cheia de leite e dura. Desta forma, vai conseguir sentir diferenças no peso e na forma da mama, e perceber se o seu bebé esvaziou ou não a mama.
Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.
Desconforto abdominal, vômitos e baixo ganho de peso, entre outros sintomas, podem indicar que o bebê está com dificuldade para digerir o leite, seja ele materno ou não.
Mito: Amamentar a cada 3 horas Bebês nas primeiras semanas de vida, principalmente nas primeiras 6 a 8 semanas, tem fome. Muita fome! Amamentar a cada 3 horas vêm da regra de bebês que não mamam no peito.
Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:
Como eu sei que o meu bebê tem fome ou já está saciado?
Já entre os 4 e 7 meses é esperado que o bebê ganhe entre 450 e 700 gramas por mês e aos 8 meses o bebê deve pesar entre 6.
Se o recém-nascido golfa a cada mamada, ele pode estar comendo mais do que aguenta. Tente dar menos fórmula ou amamentá-lo por menos tempo e veja se ele está satisfeito. Se o seu bebê regurgita enquanto dorme, tente elevar sua cabeça no berço.
O bebê que "golfa" na maioria das vezes não está doente, apresenta refluxo fisiológico. Ocorre, principalmente após a alimentação, desencadeados pela manipulação da criança, no momento da troca de fraldas, durante o banho ou brincadeiras.
A maioria dos bebês podem ter regurgitações, pelo fato de o esôfago e o estômago serem imaturos, o que permite o retorno do leite. É o que chamamos de refluxo gastroesofágico. Na maioria dos casos, se o bebê estiver ganhando peso de uma forma adequada, sem irritabilidade excessiva, não precisa de tratamento.
Golfo. Porque está tudo bem: é normal com todos os bebês e eles geralmente não precisam de medicação de refluxo. “Os músculos involuntários de uma criança ainda estão ficando mais fortes, incluindo os que contêm leite em seu estômago”, diz Katherine O'Connor, pediatra do Hospital Infantil de Montefiore, Nova York.