Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.
O mito é uma resposta à tentativa arcaica e perene de responder às questões sobre a origem do mundo, dos elementos, dos fenômenos e outros. Desde o início dos tempos teve essa função: expressar a indagação do ser humano sobre o universo e sobre o próprio ser.
Mito fundador (aition, em grego) é o mito etiológico que explica a origem de um rito ou de uma cidade, um grupo, uma crença, uma filosofia, uma disciplina, uma ideia ou uma nação.
Mito:Narra a origem dos seres celestes ,terrestres e marinhos pelos casamentos entre seres. Cultura:Explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos:úmido,seco,quente e frio ou água,terra,fogo e ar.
Mitos e lendas que se estendem ao longo de toda a vastidão amazônica. Mantidos pelo interesse pela memória das populações, tem relação direta com as formas de conservação da identidade coletiva de grupos humanos. Transmitida de geração em geração, por meio de estórias e contos.
São narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.