Segundo Karl Jaspers, a psicopatologia tem por objetivo o estudo descritivo dos fenômenos psíquicos anormais, exatamente como se apresentam à experiência imediata. ... A inclinação geral para a realidade é, na Psicopatologia, a inclinação para a vida psíquica real.
Isto é tão marcante que Binswanger é considerado por muitos o "pai da psicopatologia fenomenológica" (Van den Berg, 1966; Holanda, 2011; Moreira, 2012). Binswanger era descendente de uma família tradicional de psiquiatras suíços.
A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. Nessa perspectiva, todo conhecimento se dá a partir de como a consciência interpreta os fenômenos.
Julgava ser possível e útil conhecer, como fenômenos de consciência, as experiências subjetivas dos doentes, experiências de que eles poderiam oferecer descrições claras, compreensíveis, identificáveis. A fenomenologia foi aqui utilizada como método científico.
Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
A fenomenologia dá origem à filosofia contemporânea, sendo uma corrente que segue até hoje como tendência importante, fundada por Edmund Husserl, que apresentou uma proposta inovadora na relação entre sujeito e objeto, ao dizer que a consciência é nada se não for a consciência de alguma coisa, transpondo assim, a ideia ...
Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p.
A fenomenologia enquanto método filosófico não só é capaz de proporcionar e estabelecer uma abordagem “diferenciada” aos clássicos problemas filosóficos e científicos como, também, auxiliar o estudo da religião. À este feito, dá-se o nome de fenomenologia da religião.
Na teoria fenomenológica da saúde, são agregadas outras dimensões da existência humana, estendendo-se para além da teoria da ação e incluindo a compreensão, a linguagem, os afetos e a corporificação (Toombs, 1992, Svenaeus, 2000a, pp.
Trata-se da experiência em que aparece ao homem, à sua consciência, como o mundo, a cultura, o sentido, isto é, em que algo se possibilita a conhecer. Dessa forma, Heidegger (1989) afirma que o fenômeno nos remete à questão da verdade (alétheia), cuja etimologia grega significa desvelamento, desocultamento.
Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que mostra - e logos explicação, estudo) é uma metodologia ou um modo de pensamento filosófico que retoma a importância dos fenômenos, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo e de nós próprios resume-se a esses ...
O que permite a entrevista de base fenomenológica? O acesso à verdade. O acesso ao experimentado. O acesso ao sofrimento psíquico.
Quais foram os intelectuais de vanguarda do Documento de Sumaré? Iolanda Guerra,Anésia de Souza Carvalho,Ana Maria Braz Pavão . Ana Augusta de Almeida,Anésia de Souza Carvalho,Ana Maria Braz Pavão .
Resultados e discussões: O Seminário de Sumaré aconteceu do dia 20 a 24 de novembro de 1978 e contou com a participação de 25 Assistentes Sociais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os quais tiveram como temas a serem discutidos, o Serviço Social e a Cientificidade, o Serviço Social e a ...
A Perspectiva Modernizadora tem seu ápice por meio de documentos fundamentais: os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) organizados pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social).
O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades. O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.
Os documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré fazem parte da história do Serviço Social e serviram para estudos metodológicos e conceituais dos profissional dessa área.
Após a reunião em Araxá no ano de 1967, com o objetivo de teorizar o Serviço Social foi encontrado ainda a necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade brasileira. 1- Teoria do Diagnóstico e da Intervenção em Serviço Social- A intervenção do Serviço Social. ...
O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades. O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.
Nesses seminários, promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área.
1965
(NETTO, 2001, p. 15). O Brasil teve uma presença pioneira nesse movimento profissional latinoamericano. ... No que tange a este ultimo, conforme Netto (2001), o movimento de reconceituação foi um momento de intenção de ruptura com o conservadorismo profissional e assim construção do projeto ético politico.
A efervescência do movimento de reconceituação possibilitou a solidariedade às lutas de resistência contra as ditaduras com violenta repressão no continente. O movimento de reconceituação incidiu no Brasil no projeto pioneiro de formação profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais.
Para que fosse iniciada a análise crítica da profissão do serviço social rompendo com o Conservadorismo, uma corrente do movimento de reconceituação, segundo Netto(2001)foi de suma importância, esta corrente representava uma esfera filosófica e teórica da profissão.
Para que fosse iniciada a analise critica da profissão rompendo com o conservadorismo, uma corrente do movimento de reconceituação , segundo Netto(2001) fo i de suma importância, essa corrente representava uma esfera filosofica e teorica da profissão.