EQST

Qual O Objetivo Da Psicopatologia?

Qual o objetivo da psicopatologia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual é o objetivo da psicopatologia?

Segundo Karl Jaspers, a psicopatologia tem por objetivo o estudo descritivo dos fenômenos psíquicos anormais, exatamente como se apresentam à experiência imediata. ... A inclinação geral para a realidade é, na Psicopatologia, a inclinação para a vida psíquica real.

Quem é o pai da psicopatologia?

Isto é tão marcante que Binswanger é considerado por muitos o "pai da psicopatologia fenomenológica" (Van den Berg, 1966; Holanda, 2011; Moreira, 2012). Binswanger era descendente de uma família tradicional de psiquiatras suíços.

O que quer dizer a palavra fenomenologia?

A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. Nessa perspectiva, todo conhecimento se dá a partir de como a consciência interpreta os fenômenos.

Como Jaspers definiu sua fenomenologia?

Julgava ser possível e útil conhecer, como fenômenos de consciência, as experiências subjetivas dos doentes, experiências de que eles poderiam oferecer descrições claras, compreensíveis, identificáveis. A fenomenologia foi aqui utilizada como método científico.

Como podemos caracterizar a fenomenologia?

Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.

Qual a importância da fenomenologia?

A fenomenologia dá origem à filosofia contemporânea, sendo uma corrente que segue até hoje como tendência importante, fundada por Edmund Husserl, que apresentou uma proposta inovadora na relação entre sujeito e objeto, ao dizer que a consciência é nada se não for a consciência de alguma coisa, transpondo assim, a ideia ...

Qual a proposta da fenomenologia?

Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p.

O que é fenômeno e qual a importância de estudar fenomenologia para compreendermos as religiões?

A fenomenologia enquanto método filosófico não só é capaz de proporcionar e estabelecer uma abordagem “diferenciada” aos clássicos problemas filosóficos e científicos como, também, auxiliar o estudo da religião. À este feito, dá-se o nome de fenomenologia da religião.

O que é a concepção de saúde em Psicologia Fenomenológica Existencial?

Na teoria fenomenológica da saúde, são agregadas outras dimensões da existência humana, estendendo-se para além da teoria da ação e incluindo a compreensão, a linguagem, os afetos e a corporificação (Toombs, 1992, Svenaeus, 2000a, pp.

Como a fenomenologia entende o ser humano?

Trata-se da experiência em que aparece ao homem, à sua consciência, como o mundo, a cultura, o sentido, isto é, em que algo se possibilita a conhecer. Dessa forma, Heidegger (1989) afirma que o fenômeno nos remete à questão da verdade (alétheia), cuja etimologia grega significa desvelamento, desocultamento.

O que é fenomenologia como método?

Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que mostra - e logos explicação, estudo) é uma metodologia ou um modo de pensamento filosófico que retoma a importância dos fenômenos, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo e de nós próprios resume-se a esses ...

O que permite a entrevista de base fenomenológica?

O que permite a entrevista de base fenomenológica? O acesso à verdade. O acesso ao experimentado. O acesso ao sofrimento psíquico.

Quais foram os intelectuais de vanguarda do documento de Sumaré?

Quais foram os intelectuais de vanguarda do Documento de Sumaré? Iolanda Guerra,Anésia de Souza Carvalho,Ana Maria Braz Pavão . Ana Augusta de Almeida,Anésia de Souza Carvalho,Ana Maria Braz Pavão .

O que foi o Seminário de Sumaré?

Resultados e discussões: O Seminário de Sumaré aconteceu do dia 20 a 24 de novembro de 1978 e contou com a participação de 25 Assistentes Sociais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os quais tiveram como temas a serem discutidos, o Serviço Social e a Cientificidade, o Serviço Social e a ...

Quais seminários que marcaram a perspectiva modernizadora no serviço social?

A Perspectiva Modernizadora tem seu ápice por meio de documentos fundamentais: os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) organizados pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social).

O que é o documento de Araxá?

O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades. O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.

O que são os documentos de Araxá Teresópolis e Sumaré?

Os documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré fazem parte da história do Serviço Social e serviram para estudos metodológicos e conceituais dos profissional dessa área.

O que foi o documento de Teresópolis?

Após a reunião em Araxá no ano de 1967, com o objetivo de teorizar o Serviço Social foi encontrado ainda a necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade brasileira. 1- Teoria do Diagnóstico e da Intervenção em Serviço Social- A intervenção do Serviço Social. ...

Quais as principais características do documento de Araxá?

O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades. O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.

Qual a importância dos seminários de Araxá Teresópolis e Alto da Boa Vista?

Nesses seminários, promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área.

Em que ano aconteceu o movimento de reconceituação do Serviço Social?

1965

Qual a relação do movimento de reconceituação do Serviço Social com o projeto Ético-político?

(NETTO, 2001, p. 15). O Brasil teve uma presença pioneira nesse movimento profissional latinoamericano. ... No que tange a este ultimo, conforme Netto (2001), o movimento de reconceituação foi um momento de intenção de ruptura com o conservadorismo profissional e assim construção do projeto ético politico.

Quais foram os maiores legados do movimento de reconceituação?

A efervescência do movimento de reconceituação possibilitou a solidariedade às lutas de resistência contra as ditaduras com violenta repressão no continente. O movimento de reconceituação incidiu no Brasil no projeto pioneiro de formação profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais.

Para que fosse iniciada a análise crítica da profissão do serviço social?

Para que fosse iniciada a análise crítica da profissão do serviço social rompendo com o Conservadorismo, uma corrente do movimento de reconceituação, segundo Netto(2001)foi de suma importância, esta corrente representava uma esfera filosófica e teórica da profissão.

Para que fosse iniciada a análise crítica?

Para que fosse iniciada a analise critica da profissão rompendo com o conservadorismo, uma corrente do movimento de reconceituação , segundo Netto(2001) fo i de suma importância, essa corrente representava uma esfera filosofica e teorica da profissão.