Todos os estados do Nordeste são banhados pelo Oceano Atlântico.
A região nordeste do Brasil apresenta modesta hidrografia. A maiorias dos rios dessa região são classificados como temporários à exceção dos rios maranhenses, que são quase todos perenes. Abrangem considerável extensão territorial. Quase sempre constituem cada um deles, uma bacia própria.
A Bacia do rio São Francisco é uma bacia hidrográfica inteiramente do Brasil que abrange 639.
Serra da Canastra
mar de Alagoas
Aquele onde desagua chama-se foz. As águas seguem o seu declive segundo o seu talvegue, de montante (lado onde nasce) para jusante (o lado onde termina), entre as duas margens: direita e esquerda, conforme o colar que ocupam, em relação a um observador voltado para jusante.
Petrolina
O Rio São Francisco possui sua foz (local onde ocorre o deságue do curso d'água) entre os estados do Alagoas e Sergipe. Depois de percorrer quase três mil quilômetros, o rio deságua no Oceano Atlântico, tornando-se, portanto, uma divisa natural entre os estados.
O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais....Rio São Francisco.
60 metros
2.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma hoje 477 quilômetros (km) de extensão em dois eixos, o Norte com 260 km e o Leste com 217 km, e, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, é o maior empreendimento hídrico do país.
Podemos afirmar que o relevo por onde o rio São Francisco corre tem extensão de aproximadamente 2830 quilômetros. ... Sabe-se que em seu percurso, o Velho Chico, como é carinhosamente chamado, corta áreas de diferentes climas, vegetações e relevos.
O Rio São Francisco possui grande importância social, econômica e cultural para o Brasil, abastecendo boa parte do Nordeste e gerando energia por meio de hidrelétricas. ... O Rio São Francisco possibilita a fruticultura, irrigando as produções, bem como é utilizado na produção de energia em usinas hidrelétricas.