quipá
Na parte alta do escudo, se encontra o emblema da Companhia de Jesus: um sol radiante e amarelo com as letras em vermelho "IHS": "Jesus, Homem e Salvador". Sobre a letra H há uma cruz e abaixo das letras IHS, sempre dentro do sol, estão três pregos.
O clérgima, ou colarinho clerical, é uma gola branca que envolve o pescoço e geralmente é fechada na parte de trás, formando um quadrado na frente. É uma invenção moderna criada em 1827 na Escócia (século XIX). O responsável por essa invenção foi Donald McLeod, um reverendo presbiteriano.
Só é mantida hoje por padres tradicionalistas. Os sacerdotes judeus do tempo de Jesus Cristo trajavam túnicas parecidas com batinas, geralmente brancas. “Era um símbolo de despojamento, a roupa mais simples possível”, explica o historiador das religiões Nachman Falbel, da Universidade de São Paulo.
A glória, beleza de Deus e a sua Santidade seriam explicadas, demonstrada ao povo através das roupas sacerdotais. ... As roupas eram memoriais para os sacerdotes, pois servia para ensinar preceitos mais sublimes, moldando os pensamentos e as ações de Arão e seus descendentes.
Éfode de modo geral, era um manto ou xaile, mas que para o Sumo Sacerdote de Israel era um artigo de vestuário exterior particular, no estilo de uma túnica ou avental.
A Bíblia diz que o homem foi feito “do pó da terra” e não do barro (Gênesis 2.
Em crença geral, acredita-se que o Urim e Tumim sejam duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa. ... O Profeta Joseph Smith Jr teria utilizado o Urim e Tumim para decifrar e traduzir o texto do Livro de Mórmon.
Os que eram usados pelos sacerdotes eram brancos, torcidos de linho. O cinto não deve ser confundido com o cinto bordado do Éfode. Como a outras vestes sacerdotais, o propósito do cinto era "para glória e beleza" (Êxodo 28:41). ... Estas vestes de linho eram usados apenas uma vez, com novas feitas a cada ano.
5 – Capacete da Salvação – (esperança); 6 – Espada do Espírito (Palavra de Deus); 7 – Oração – (comunhão). Essa vestimenta, muitas vezes, identifica a condição emocional e espiritual em que estamos.
Em contextos do idioma Português se refere a um peitoral específico - a couraça sagrada usada pelo Sumo Sacerdote para os israelitas, de acordo com o Livro do Êxodo. No relato bíblico, a couraça é denominada de o peitoral do juízo, porque o Urim e Tumim, que eram usados na adivinhação, foram colocados dentro dele.
Uma versão da história é encontrada emEmor 102a: Uma corrente foi amarrada aos pés do Sumo Sacerdote quando ele entrou no Santo dos Santos, de modo que se ele morrer lá eles o tirarão, pois é proibido entrar lá.