Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3 Ordem dos naipes das manilhas (da menor para maior): ouro, espada, copas e paus. Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte - a Vira.
Elas obedecem a seguinte seqüência: da maior para a menor: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 (de todos os naipes); a carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe. Ex: a carta 7 de copas tem a mesma força da sete de paus ou outro naipe (caso o 7 não seja a manilha).
Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.
ZAP, GATO OU ZORRO - É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus. COPAS, COPETA OU COPILHA - É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas. ESPADAS OU ESPADILHA - É a terceira maior e seu nipe sempre será espadas. OUROS, PICA-FUMO OU MOLE - É a quarta maior e seu nipe sempre será ouros.
Regras. No Truco Paulista são realizadas partidas corridas de 12 tentos (pontos) com manilhas variáveis. É utilizado um baralho com 40 cartas (sem os 8, 9 e 10, as 52 cartas do baralho francês). Em cada mão são distribuídas três cartas para cada jogador.
Truco Mineiro Utiliza o baralho tradicional que pode ser o baralho 139 ou o NEO (40 cartas) e exclui as mesmas cartas da versão paulista. A diferença na versão mineira é as cartas mais altas do jogo, que são definidas antes mesmo delas começarem: 4 de paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros.
Todos os jogadores retiram do baralho uma carta. A maior (do truco) é a vencedora. OBS: No caso de saírem dois reis, por exemplo, como sendo as maiores, prevalece neste caso a diferença dos naipes na seguinte ordem decrescente: PAUS, COPAS, ESPADAS E OUROS.
A origem do truco é incerta, especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações.
Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério....Truco Mineiro
MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada).
Sinais básicos de todo jogador de truco:
Afinal preparamos 10 dicas para jogar truco que irão te ajudar a vencer seus adversários.
Joga-se truco apenas com 1 baralho , retirando-se as cartas 8 9 10 e o curinga. Cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra. A carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe. Existem as Manilhas, que são as quatro cartas mais fortes do jogo, mais forte que o 3.
As cartas são dadas de 3 em 3. O mão da rodada também pode queimar e atravessar carta. (entregar as suas para o parceiro e receber as próximas). A rodada normal vale 2 pontos, se houver truco passa a valer 4, se alguém pedir “Seis” (vulgo meio pau, meia vara, meia arroba, meio saco) passa a valer 8.
Significado de facão: No jogo de truco, diz-se facão quando o jogador está blefando, insinua...
k) A primeira rodada de uma mão tem início com o jogador à direita do carteador (pé). A segunda e terceira rodadas de uma mão começam obrigatoriamente por aquele jogador que venceu a rodada anterior (e não pelo seu parceiro), entendendo-se como vencedor aquele que jogou a maior carta daquela rodada.
3.
"Minhoca não tem osso, banana não tem caroço, TRUCO seu moço." "Siriema é bicho feio, tem cabelo no joeio porisso TRUCO no meio." "Trucuzin ou trucuzão, paga seis seu ladrão!"
Trunfo ou manilha: Carta mais forte do jogo.
Assim como o Truco Paulista, o Truco Gaudério é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto e ganha o jogo quem atingir o número total de pontos primeiro....Quando um jogador pede Real Envido, o adversário pode:
Tente o seguinte, basta ser ator: Na posse de casal maior, perca o primeiro turno de propósito. Depois , com a maior cara de pau, ganhe a segunda com seu zap (ou de seu parceiro) e reclame que "teve que gastar". Na sequência, esconda sua terceira carta e espere pelo truco dos adversários pra mandar seis na zureba.
Segure a carta desejada com a ponta do polegar e pressione o lado oposto do baralho com o indicador. Continue a embaralhar normalmente depois reter a carta no topo do baralho para encobrir sua trapaça. Mantenha a carta no mesmo lugar segurando-a firmemente com os três dedos enquanto embaralha as cartas restantes.
Decore a parte teórica do jogo para não se confundir e pedir truco com uma carta de ouros nas mãos, mesmo sabendo que seus adversário estejam com outras cartas de números e naipes melhores. Uma dica importante é: sempre lembre-se da ordem 4,5,6,7,Q,J,K,A,2,3 – Ouros , Espadas, Copas e Paus.
Deve-se utilizar um único baralho preferencialmente de papel, podendo ser jogado com quatro ou seis pessoas, sempre em duplas ou trios. O objetivo do jogo é completar 12 pontos (ou tentos). Em diferentes regiões este valor pode ser mudado, sendo comum jogos de 15 pontos.
O truco
Esta modalidade de jogo pode ser jogada com 2 ou 4 jogadores. No jogo de 2 jogadores cada um têm suas próprias cartas, possuem seus próprios jogos na mesa e joga-se um contra o outro. Cada participante fica posicionado em pontos extremos da mesa.
O jogador com a carta de maior valor será o vencedor da Rodada, devendo iniciar a segunda Rodada da mesma maneira que a primeira. O mesmo acontece nas segunda e terceira rodadas. Tendo os jogadores lançado as três cartas das quais dispunham, ao fim da terceira Rodada, estará completada a primeira Mão do jogo.
Para jogar o Klondike, é necessário que as cartas estejam dispostas da forma seguinte:
O jogo é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla que fizer 12 pontos. A mão é dividida em três rodadas (ou vazas). Em cada rodada cada jogador coloca uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada.
Cada jogador recebe 3 cartas, e a equipe que fizer o número de tentos, vence. Em cada rodada, os jogadores devem mostrar uma carta, e vence aquele que tiver a mais forte... Além do pedido de Truco, também existem os pedidos de Envido e Flor. Vamos falar mais sobre isso em seguida.