Antibiótico
Um hordéolo é uma inflamação comum e dolorosa da borda da pálpebra que geralmente é causada por uma infecção bacteriana. A infecção afeta as glândulas sebáceas da pálpebra e pode ser interna ou externa. Em muitos casos, a lesão drena espontaneamente e se resolve sem tratamento.
O tratamento médico consiste na aplicação de pomada antibiótico na zona afetada (pomada oftalmica) durante cerca de 8 dias. O tratamento pode também ser efetuado em casa de uma forma natural, recorrendo à aplicação de compressas quentes sobre as pálpebras por períodos de 15 minutos.
O hordéolo interno ocorre quando é formado numa das glândulas mais profundas da pálpebra. Neste caso, a sintomatologia costuma ser mais exuberante do que quando é formado na parte exterior da pálpebra. O hordéolo externo é mais frequente que o hordéolo interno. Muitas vezes, o hordéolo e o calázio são confundidos.
Certas doenças da pele tais como rosácea ou blefarite, podem ser responsáveis pelo aparecimento de terçol recorrente, apesar de realizar uma boa higiene. Em tais casos, é preciso consultar um dermatologista para que possa controlar a condição já existente e evitar a formação futura de terçol nos olhos.
Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.
O calázio ou chalázio é um pequeno quisto ou nódulo, tipicamente entre 2 e 8 mm, cheio de líquido, com um aspeto de "inchaço ou caroço na palpebra" (veja foto superior). Pode desenvolver-se na pálpebra inferior ou na pálpebra superior, embora seja mais frequente na superior.
A maioria dos calázios curam sozinhos, desaparecendo sem tratamento em cerca de 2 a 8 semanas. No entanto, se forem aplicadas compressas quentes 2 a 3 vezes ao dia durante cerca de 5 a 10 minutos, o calázio pode desaparecer mais rapidamente. Mas, é importante lavar sempre bem as mãos antes de tocar na região ocular.
Como é a cirurgia de calázio? A cirurgia de calázio é bem simples. Consiste na aplicação de anestesia local, sedação para que o paciente adormeça levemente e não sinta todo o processo que será feito, e na incisão do calázio pela parte interna da pálpebra.
Tratamento de Blefarite