Os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar
Qual a principal diferença entre o cavaquinho e o banjo? Geralmente usamos o cavaquinho para acompanhamento e solo. O Banjo geralmente é utilizado para fazer repique. (Percussão Harmônica).
O cavaquinho, além de “mini”, é econômico, pois só apresenta quatro cordas. Elas são referentes às notas ré grave, sol, si e ré agudo. O violão tem duas a mais, dispondo as notas nesta ordem, de cima para baixo: mi agudo, lá, ré, sol, si e mi grave.
À primeira vista, o ukulele é menor, mais manobrável, fácil de transportar e muito mais leve que um violão. ... Para aprender a tocar um instrumento de cordas, a escolha do ukulele no nível básico pode ser a mais assertiva, porque aprendê-lo é muito mais fácil. Por um lado, o ukulele é composto de apenas quatro cordas.
Estrutura do instrumento Uma das grandes diferenças entre os dois instrumentos é as cordas. A viola tem 10 cordas divididas em 5 pares, o que dá ao som sua clássica característica sertaneja. Em contrapartida, o violão comum possui 6 cordas.
Em relação à afinação: os ukuleles soprano e concert têm a mesma afinação, já o tenor é um pouquinho mais grave. O barítono tem o som mais diferente, bastante encorpado, parecido com o de um violão.
A resposta para essa pergunta vem do timbre e da tocabilidade. Um corpo maior significa um timbre também maior. O Ukulele tenor e concert costuma ter um timbre mais quente, rico e mais ressonante que os soprano, que tem um tamanho menor. Os dois modelos também produzem um som com mais volume e grave.