Os fosfatos têm por função aumentar a capacidade de retenção da água e proteger contra a rancidez oxidativa, o que se traduz por melhoria na qualidade do produto final, garantindo uma sensível melhora no sabor.
É o radical fosfato, também chamado grupo fosfato, que confere à molécula de DNA as características ácidas. ... É formado por um átomo de fósforo que se encontra ligado por 3 ligações simples a um átomo de oxigênio (O) e a duas moléculas de óxido de hidrogênio (OH).
Os fosfatos naturais reativos (FNR) são processados de rochas sedimentares, formadas pela deposição de restos de animais marinhos e que têm alta porosidade e reatividade. Esses fosfatos, como os de Gafsa e Carolina do Norte, até os anos 80, eram importados na forma finamente moida.
Quanto maior contato do fósforo com o solo, maior será sua fixação. A aplicação em faixas busca diminuir esse problema, colocando o fósforo apenas nas faixas e plantio. No entanto, em áreas de plantio direto recomenda-se que seja alternado a aplicação em faixas com a aplicação em área total.
Superfosfato simples (SPS): composto por 18% a 21% de P, além de 16% de Ca e de 10% a 12% de enxofre (S). É o fertilizante fosfatado que apresenta a maior amplitude de oferta e tem como diferencial a presença de enxofre na forma de sulfato de cálcio.
Parte do fósforo total, não solúvel em água, porém, solúvel em ácido cítrico e em citrato neutro de amônio, são também disponíveis para as plantas. ... No primeiro caso, o produtor pode observar cores diferenciadas no adubo: branca para o nitrogênio e cinza para o fósforo e vermelha para o potássio, por exemplo.
Mas o que ela significa? Denominado como um fertilizante mineral misto, a sigla N-P-K significa: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). ... Nitrogênio (% N), Fósforo (% P2O5 – Pentóxido de Fósforo), Potássio (% K2O – Óxido de Potássio).
FORMAS DE ABSORÇÃO PELAS CULTURAS O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4- em solos ácidos e HPO42- , é um nutriente altamente dependente de acidez e umidade do solo.
Nível crítico é definido como o valor da concentração do nutriente que permite separar classes de solos com alta probabilidade de resposta dos de baixa probabilidade às adições do nutriente estudado, ou ainda, como o valor da concentração do nutriente que corresponde à disponibilidade necessária para se obter a ...
Os elementos minerais essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel. Os elementos não minerais essenciais, (elementos captados como gás ou água) são: hidrogênio, oxigênio e carbono. ... Fonte: EPSTEIN, P.
Por exemplo, um solo com teor de argila menor que 15%, é necessário 5 kg de P2O5 para elevar 1 mg/dm3 de fósforo, se utilizado o extrator Mehlich 1. Já se for utilizado o extrator Resina para o mesmo solo, é necessário a utilização de 6 kg de P2O5 para elevar 1 mg/dm3 de fósforo.
A princípio, se é preciso 90 kg/ha de K2O, então (90/27) x 100 = 333 kg. Arredondamos para uma aplicação de 340 kg/ha. Portanto, esses 340 kg/ha x 22 (garantia de P2O5 da fórmula) divididos por 100 vão fornecer 75 kg/ha de P2O5. No entanto, se multiplicarmos a relação por 2 teremos uma outra formulação:
Uma formulação NPK comercial facilmente recomendada neste caso é a 0 – 25 – 10. Esses valores são expressos em porcentagem. Então, em 100 kg do formulado, temos 25 kg de P2O5 e 10 kg de K2O. Neste caso 25 + 10 = 35.
Para calcular a quantia em Kg que serão utilizados por hectare, podemos utilizar uma simples regra de 3. Supondo PMS igual a 200g: Teríamos que comprar cerca de 68.
Para obter a estimativa de plantas por metro, o número total destas plantas deve ser dividido por 10. Exemplo: em uma lavoura com espaçamento de 45 cm entrelinhas, foram contadas plantas em 10 metros lineares, totalizando 120 plantas, desta forma, 120/10 é igual a 12 plantas por metro.
Se plantarmos com um espaçamento de 0,60 metro, o número de sementes por metro será calculado da seguinte maneira: Sendo 1 hectare = 10.
Assim sendo, vamos considerar o metro como unidade de medida padrão. 100 cm = 1m, portanto 30cm = 0,3m (Note que 30cm² não é o mesmo que 0,3m²; para chegar ao valor correto, é preciso multiplicar 0,3m por 0,3m e assim chegar em 0,09m²). Quantidade de mudas = 166,66 mudas (arredondamos par cima, portanto, 167 mudas).
Método 1: o mais simples e objetivo
A densidade de semeadura para o milho verde não pode ser elevada, ficando no patamar de 40 mil a 55 mil plantas por hectare, no máximo, dependendo da especificação da empresa que produziu a semente.