As possibilidades são: hibridização sp3 (quanto realiza quatro ligações simples), sp2 (quanto realiza duas ligações simples e uma dupla) ou sp (quanto realiza duas ligações duplas ou uma simples e uma tripla).
A hibridização do carbono do tipo sp 2 ocorre quando ele apresenta uma ligação dupla e duas ligações simples ou uma ligação pi (π) e três ligações sigma (σ). Na realidade, a hibridização sp 2 é ocasionada entre os átomos que estabelecem a ligação dupla.
A hibridização sp3 do carbono é um fenômeno físico que ocorre quando um átomo de carbono realiza quatro ligações do tipo sigma. Como em um átomo de carbono existem apenas dois orbitais incompletos, ele deveria fazer fazer apenas 2 ligações. ...
Podemos determinar a hibridização de um átomo em uma molécula observando os tipos de ligações ao redor do átomo ou calculando seu número estérico.
A ligação sigma é uma ligação covalente em que o orbital de um átomo penetra o orbital de outro átomo em um mesmo eixo. Ligação sigma é o nome dado à interpenetração (junção) de dois orbitais (regiões com maior probabilidade de se encontrar um elétron) atômicos incompletos no mesmo eixo.
Ligações sigma → São as ligações formadas pelo encontro frontal dos orbitais. Correspondem às ligações simples. São bastante fortes, devido a sobreposição dos orbitais.
A ligação sigma se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação simples, uma ligação dupla ou uma ligação tripla. A ligação pi se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação dupla ou uma tripla.
a ligação sigma é feita entre orbitais que se interpenetram frontalmente, enquanto que uma ligação pi é feita pela ligação de dois lóbulos.
Explicação: Em uma molécula como o etileno, os elétrons na ligação π são restritos à região entre os dois átomos de carbono. ... No entanto, no buta-1,3-dieno, os dois orbitais podem se sobrepor e os elétrons π são livres para se espalharem pelos quatro átomos de carbono. Dizemos que esses elétrons π são deslocalizado.
A razão pela qual existe um número tão elevado de compostos de carbono é: * 0/1.