4 sabores de kombucha para tomar no verão
Os melhores horários para saborear essa bebida são pela manhã, ao acordar, em jejum, ou antes de ir dormir. “Se tomar à noite, o ideal é não comer nada depois para deixar os probióticos agirem no organismo”, diz Camila.
Você pode servir como sashimi, ceviche ou qualquer uso na culinária. Use a criatividade! O benefício de se consumir a colônia se deve ao aumento da quantidade de celulose na sua dieta. Isso ajuda a facilitar o transito intestinal e melhorar a proliferação de bactérias do bem.
Além do Chá Verde, Chá Preto, Chá Branco ou Chá Oolong (bases do Kombucha) você pode fermentar seu Scoby em Chá Mate, Chá de Hibisco, Capim Limão, Erva-Doce, Erva Cidreira ou qualquer outro Chá que desejar, além de adaptações em Suco de Frutas (conhecido como Kombucha do Himalaia) ou Mel (conhecido como Jun).
O cultivo com o scoby pronto é bem simples, basta colocar o scoby e o liquido (vinagre da cultura) dentro do vidro com 1 litro do chá frio (20 graus) adoçado. Deixe por 7 dias fermentando e então poderá fazer a primeira coagem.
Recomendamos que a troca seja feita no máximo a cada 60 dias, visando a integridade do Scoby. Quanto mais tempo, mais ácida a solução e em baixo pH, pode danificar sua colônia. Retire uma parte do Líquido e faça seu Vinagre Probiótico. Faça um novo Chá Adoçado e complete a quantidade do Recipiente.
Começar do zero Basta colocar 90% de chá verde ou preto com açúcar e 10% de kombucha em um recipiente, vedá-lo com um tecido fino e limpo e aguardar por 30 dias. Depois desse período, deve surgir uma colônia de bactérias para você usar.