Ela deverá ser proporcional ao tempo que falta para o vencimento do trato. Mediante o pagamento dessa taxa, a lei prevê que o inquilino poderá cancelar o contrato a qualquer momento e por qualquer motivo. Em certos contratos, existe uma cláusula que permite o cancelamento, sem a cobrança de multa, após 12 ou 18 meses.
7 dias
Carta por meio da qual o locador fornece seu consentimento para sublocação do imóvel a um terceiro. Uma notificação encaminhada ao locatário informando sobre a venda do imóvel locado para que este manifeste o interesse na compra. Carta por meio da qual o locador informa que o locatário deverá deixar o imóvel.
Distrato por resolução: ocorre quando o contrato é encerrado devido ao descumprimento, parcial ou total, de uma obrigação por uma das partes do contrato. Distrato por resilição consensual: ocorre por iniciativa das partes, quando todos os envolvidos, conjuntamente, desejam encerrar o acordo com a rescisão contratual.
Funciona assim: Se o imóvel estiver em regime de tributação especial (RET), como patrimônio de afetação, 50% do valor pago fica retido com a incorporadora. Se o imóvel estiver em outro regime, 25% do valor fica retido com a empresa e o restante é devolvido ao comprador.
A nova lei do distrato (Lei nº foi um dos últimos atos legislativos do ex-presidente Michel Temer e foi sancionada no final de 2018 após três anos de debate no Congresso. Uma das principais mudanças da nova lei foi na questão do distrato, que é quando uma pessoa desiste da compra de um imóvel.
O processo pode ser feito diretamente no Cartório de Registro de Imóveis. Outra possibilidade é oficializar o contrato por meio da Escritura Pública de Compra e Venda, no Cartório de Notas e, posteriormente, registrá-lo no Cartório de Imóveis.