Ditadura argentina, a mais sanguinária da América do Sul, foi fracasso militar e econômico. Os argentinos recordam hoje – feriado nacional – os 33 anos do golpe que instaurou, no dia 24 de março de 1976, a mais sanguinária Ditadura Militar da América do Sul.
A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.
Resposta. A Guerra Fria foi uma disputa político-militar que marcou a antiga ordem mundial, polarizada por Estados Unidos e União Soviética. A geopolítica foi utilizada na guerra fria como método de organização e estratégia militar.
A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
URSS
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países.
O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. ... A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia.
Guerra Fria é a designação de um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a extinção da União Soviética em 1991.
Sistema de estados em que há claramente apenas dois grandes polos de poder. O caso mais conhecido é o do período da Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética polarizaram todo o sistema internacional, embora sempre tenham existido outras potências regionais com influência regional.
Ordem Bipolar foi a divisão política e econômica mundial em duas frentes: a primeira, dos países Ocidentais era regida pelo modelo econômico capitalista, enquanto que a União Soviética era a grande líder do modelo econômico socialista.
O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União Soviética, que culminou na sua fragmentação em 1991. Com isso, houve a unificação da Alemanha, a independência dos países que integravam a URSS e, consequentemente, o fim da ordem geopolítica mundial bipolar.
Mundo bipolar: Quando o mundo era dividido em 2 poderes e dividido entre capitalismo e socialismo. Mundo multipolar: Fim da guerra fria, o mundo passa a ter diversos governos poderosos, que dominam o mundo.
Neste sentido, entendemos por unipolar um sistema internacional no qual existe uma concentração de riqueza e poder numa potência que não tende a ser contestado por uma coalizão de todas as outras potencias relevantes.
Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.
Atualmente, o mundo é dividido entre Norte e Sul, de modo que no Norte encontram-se as nações desenvolvidas e, ao sul, encontram-se as nações subdesenvolvidas ou emergentes.
Unipolaridade ou sistema unipolar Característica de uma correlação de forças existente em um Conjunto de Estados em determinada região, continente ou no sistema internacional, em que existe uma única potência polarizando aquele sistema.
O mundo multipolar é uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar. ... Com o declínio do regime socialista em âmbito global, o capitalismo despontou hegemonicamente como sistema político-econômico mundial.
Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.
a) Correto – a ordem mundial da Guerra Fria era chamada de bipolar e a ordem mundial atual é multipolar. b) Correto – na bipolaridade, países capitalistas e autodeclarados socialistas competiam entre si. Atualmente, essa oposição inexiste entre os países.
Exemplo: durante a Guerra Fria, dominava a bipolaridade, sendo o poder disputado entre Estados Unidos e União Soviética. A partir da década de 1970, temos a multipolaridade, na qual o poder mundial está dividido entre blocos econômicos.
A Ordem Bipolar foi a divisão política e econômica mundial em duas frentes: a primeira, dos países Ocidentais era regida pelo modelo econômico capitalista, enquanto que a União Soviética era a grande líder do modelo econômico socialista.