Se os números não são o seu forte, pois você sempre teve dificuldades de lidar com eles e não sabe como estudar Matemática para concursos, está lendo o artigo certo. Vamos te mostrar quais são os conteúdos mais abordados nas provas e dar dicas valiosas sobre como estudar essa disciplina, que tira o sono de milhares de concurseiros. Vamos lá?
Mas não esqueça de estudar os temas que são exigidos no edital do concurso escolhido, pois também são importantes. E, então? Confira a seguir os assuntos mais cobrados em matemática para concursos.
Em seu dia a dia, estude alternadamente outras disciplinas mais leves com a matemática. E, assim, você terminará o seu dia sem aquela sensação ruim de que está totalmente cansado.
Confira também: Matemática e Português para Concursos Públicos
Por fim, evite cair na armadilha de estudar com a calculadora. No dia da prova, não poderá levar a ferramenta e, em casa, o processo de estudo deve seguir a mesma linha: contas na mão com lápis e papel.
Surpreendentemente, há quem ame de paixão e quem odeie com todas as forças o conceito de regra de três. Porém, você se importando ou não, este é um conteúdo que, certamente, fará parte da sua prova!
(CESPE – 2019) – No estado do Paraná, segundo o IBGE, entre 1970 e 2010, a densidade populacional — quantidade média de habitantes por quilômetro quadrado — cresceu à taxa média de 9% a cada 10 anos, como mostra a tabela a seguir, em que os valores foram aproximados.
Uma das matérias capaz de assustar qualquer concurseiro é, certamente, a matemática. Ao avistá-la em um edital, a disciplina, que é temida até mesmo durante os primeiros anos de escola, é vista como um “bicho de sete cabeças” e pode atrapalhar o desempenho do candidato sem que haja necessidade. Para evitar esse tipo de problema, conhecer os conteúdos de matemática que mais caem nas provas e se preparar com antecedência é fundamental.
Sendo assim, quando você for estudar para a prova de matemática, mais do que aprender a teoria de cada conteúdo que cai na prova, é muito importante que você seja capaz de entender como ele funciona e como ele poderia ser aplicado na prova.
A aversão pela disciplina, que pode começar lá no Ensino Fundamental pode se tornar ainda maior conforme falamos em uma matemática mais complexa e avançada, tal qual a cobrada em concursos públicos, sejam eles de nível Fundamental, Médio ou Superior.
Embora pareça um assunto bem tranquilo na primeira vista, não se engane! A leitura e entendimento do enunciado deste tipo de questão costuma confundir, e muito, os concurseiros. Assim sendo, a dica de ouro é ter muito cuidado e atenção na leitura e interpretação deste tipo de questão.
Para a maioria dos estudantes, enfim, uma área mais tranquila, não é? Tendo um cálculo bem simples para a sua resolução, o conteúdo de probabilidade não costuma assustar tanto.
Para o concurso, a matemática é uma disciplina das mais relevantes juntamente com o português. Além disso, uma boa base em matemática básica dará suporte e avanço a todas as outras sub-matérias dessa disciplina.
Antes de mais nada, é conveniente ressaltar que o concurseiro precisa se pautar sempre pelo edital do certame que vai prestar. Nem sempre todos os conteúdos das provas de Matemática para concursos citados abaixo necessariamente irão cair.
Boa parte do conteúdo é ensinado no Ensino Fundamental, ou seja, do sexto ao nono ano. Outros tópicos, por sua vez, surgirão nos três anos correspondentes ao Ensino Médio. Confira alguns exemplos abaixo:
O ato de estudar por si só já requer uma boa dose de motivação. Principalmente agora, quando falamos em estudar uma disciplina com a qual não temos afinidade e, em muitos casos, sentimos até mesmo aversão, a coisa fica realmente mais complicada.
Em suma, podemos definir a regra de três como uma comparação entre grandezas. Contudo, embora a definição matemática seja simples, precisamos entender se essa relação de grandezas é diretamente proporcional ou inversamente proporcional.
Estudar matemática não pode ser considerada uma atividade simples, por isso, toda atenção é pouca. Na hora dos estudos, mantenha seu foco no que realmente interessa. Desligue o celular, a tv, e se mantenha em um ambiente tranquilo e bem iluminado, onde seja possível obter a concentração necessária que a disciplina demanda.
O que cai nas provas de concurso público de nível médio
São elas: língua portuguesa, matemática e informática. Lembrando que em português entra também a produção de textos para as provas com questão discursiva e em matemática também está incluso o universo de raciocínio lógico. E apesar de serem só três disciplinas, há muito material envolvido.
Veja. Com base nos editais da mesma área, podemos ter uma ideia. As matérias básicas dessa área são: Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística, Economia, Inglês e Informática.
Por isso, reforçamos que, apesar de ser chato ou maçante, é muito importante ler o edital do concurso no qual você irá participar....Confira quais são as melhores técnicas de estudos para concursos:
10 dicas para concursos para quem tem pouco tempo
Você precisa, acima de tudo, ter um plano de estudo para concurso público, que seja otimizado, organizado e qualificado. Assim sendo, regra geral, para ser aprovado em um concurso muito concorrido é necessário, pelo menos, manter 30 horas semanais de estudo.
Curso tecnólogo é aceito como nível superior no concurso PRF? Sim, o certificado de curso tecnólogo é aceito para ingresso na carreira de policial rodoviário federal desde que obedeça às diretrizes dispostas na Resolução CNE/CP 3 de 18 de dezembro de 2002, em seu Art.