Em 1973 a Fairchild Imaging iniciou a produção comercial de sensores CCD, os quais se tornaram a base de desenvolvimento do mundo da fotografia digital. Em 1975 um engenheiro da Eastman Kodak, Steve Sasson, criou aquela a que se pode chamar a primeira câmera fotográfica digital.
Johann Zahn
A facilidade de armazenamento (e-mail, pen-drive, CD-Rom, etc.), do fluxo das imagens e a dispensa de revelação logo vieram a calhar, atreladas à diminuição do custo. Atualmente, as câmeras digitais são extremamente comuns e encontradas em computadores e celulares.
A primeira câmera digital realmente popular foi lançada em 1990. O modelo Dycam I tirava fotos em branco e preto com resolução de 320 x 240 pixels e podia armazenar até 32 imagens em 1 MB de memória interna.
A primeira patente de câmera digital foi feita pela Texas Instruments em 1972. Em 1975 a Cromemco Cyclops foi a primeira câmera digital vendida no mercado, também foi a primeira a se conectar a um computador, o Altair 8800. A câmera digital foi inventada pela Kodak, que também inventou o filme fotográfico.
Voltando um pouco no tempo, mais exatamente para o ano de 1975, encontramos Steve Sasson em seu laboratório na Eastman Kodak Company, unindo dispositivos analógicos e digitais com uma lente de câmera Super 8, para criar o que se considera a primeira câmera digital do mundo.
1988 - A Fujifilm apresenta o modelo Fujix DS-1P, a primeira câmera digital a contar com um cartão removível de memória, desenvolvido pela Toshiba.
1983 – Canon T50 Lançada em 1983, a Canon T50 foi a primeira câmera SLR automática. Primeiro modelo da linha T, a Canon T50 era compatível com o sistema FD de lentes. As lentes FD da Canon contam com foco manual e com um sistema de alavancas e pinos mecânicos.
Foi a partir dos anos 1970, à medida que a arte considerada efêmera começou a conquistar espaço nas galerias – como a land-art e as performances –, que as fotografias também conseguiram abrir seu caminho em espaços artísticos considerados mais institucionais.
Câmara Escura
Resposta: a captura das imagens em uma fina chapa de cobre revestida com sais de prata, que recebia depois vapor de mercúrio para garantir a fixação. O resultado era uma imagem já positiva, que não podia ser mais copiada.
[3] A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. ... A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
A fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. O princípio da câmara escura consiste em projetar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície.
O processamento de um filme radiográfico, mais comumente chamado apenas de REVELAÇÃO, obedece a quatro etapas distintas de um processo fí- sico-químico complexo. ... As quatro etapas são: revelação, fixação, lavagem e secagem.