Jean-Jacques Rousseau
Resposta. De modo geral esses pensadores defendiam a liberdade de expressão a criação de mais escolas, a igualdade jurídica, a divisão dos poderes dentro do Estado e a formação do governo representativo. Acreditavam que tudo isso seria essencial para construir uma sociedade mais livre e justa.
Para os iluministas, o valor supremo era a razão. Eles eram contra o antigo regime, e diziam que o preconceito e a ignorancia so iriam acabar, se a ração fosse a principal atividade humana.
O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina. Inspirados pelas leis fixadas nas ciências naturais, os iluministas também defendiam a existência de verdades absolutas.
Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade. ... A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo.
Os filósofos do iluminismo acreditavam que a razão é inerente ao ser humano. Influenciou a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. O movimento de ideias ocorrido no século XVIII, na Europa Ocidental, ficou conhecido como Iluminismo, Século das Luzes, ou ainda Ilustração.