A Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste corresponde a uma das 12 regiões hidrográficas do Brasil. Ela é formada por diversas sub-bacias das quais se destacam: Bacia Paraíba do Sul, Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Itapemirim, Bacia do Rio Itabapoana, bacia do Rio Jucu e a Bacia do Rio Ribeira de Iguape.
Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.
Saiba um pouco mais sobre as três maiores bacias hidrográficas brasileiras:
As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.
Resposta. Explicação: O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
Resposta. Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. É é alimentado pelos lençóis freáticos que abastecem os Rios e Lagos.
Os lagos têm em geral origem natural e estão situados em depressões de rochas impermeáveis, produzidas por causas diversas e sem conexão com o mar. Essas águas podem ser provenientes da chuva, de uma nascente local, de cursos de água, como rios e geleiras, que deságüem nessa depressão.
A primeira diferença está no tamanho. Ambos são definidos como uma extensão de água cercada por terra mas os lagos são maiores. Já as lagoas costumam ser resultado de fenômenos localizados. ...
O Rio é uma corrente de água que flui continuamente e os lagos são é uma porção de água cercada por terra. os dois são armazenamentos de água, mas a diferença entre eles é que o rio é natural e os lagos não.
A principal diferença entre um lago e uma lagoa é o tamanho. Um lago é um corpo de água maior, enquanto uma lagoa pode ter alguns metros a alguns quilômetros de diâmetro.
Tanto o lago, quanto a lagoa, são extensões de água rodeadas por terra. Entretanto, os lagos são maiores. Já a laguna é uma depressão que retém água, mas possui alguma ligação com o mar, assim, sua água é salgada ou salobra. ... Enquanto os mares são cercados pelos continentes, os oceanos não o são.
Ricardo Hirata, geólogo e professor de Hidrogeologia do Instituto de Geociências da USP, explica que as lagoas são formadas pelo represamento de um fluxo de água superficial. ... Há aquelas que são reservatórios da água dos lençóis freáticos e as que captam neve, água de chuvas e degelos”.