Devido a sua capacidade de melhorar o humor e diminuir a sensação de estresse e ansiedade, o psiquiatra pode prescrever o uso de ocitocina em forma de medicamento para melhorar os sintomas de quadros psicológicos, como depressão, transtorno de ansiedade generalizada e fobia social.
Os resultados dos ensaios indicam que os níveis aumentados de ocitocina são ligados ao desejo de procurar por interação social, mas também à diminuição da capacidade de processar os sinais sociais.
OCITOCINA (COM AMNIOTOMIA) A ocitocina só deve ser utilizada quando o colo apresentar condições favoráveis, ou seja, escore de Bishop > 6, exceto quando se tratar de ruptura prematura de membranas onde pode ser utilizada mesmo se o colo não apresentar condições favoráveis.
A ocitocina é produzida pelo hipotálamo, perto do cérebro. Após sua produção, a substância é armazenada na hipófise superior, de onde é liberada para o organismo. Além de melhorar relações sociais e afetuosas, a ocitocina tem efeitos ligados ao prazer durante as relações sexuais.
Nas mulheres o exame FSH é realizado entre o 3º e o 5º dia do ciclo menstrual, sendo que o primeiro dia do ciclo é considerado o primeiro dia da menstruação. Tecnicamente o objetivo é auxiliar na avaliação da reserva ovariana, ou seja, a qualidade e quantidade de óvulos. Valores menores indicam melhor reserva. Obs.
Além de ser utilizado na investigação de infertilidade, os exames de FSH e de LH podem ajudar a determinar motivos de irregularidade menstrual e de distúrbios hipofisários, assim como de doenças que envolvam os ovários. A progesterona é um hormônio produzido no ovário.
Os valores de FSH e outros hormônios (LH, estrógeno, testosterona e progesterona) são medidos para identificar infertilidade....Valores normais
O GnRH é um hormônio produzido pelo hipotálamo que estimula a hipófise a liberar LH e FSH. Para esse teste, uma amostra de sangue basal é coletada e, em seguida, o paciente recebe uma injeção de GnRH. São coletadas amostras de sangue subsequentes em tempos específicos para medir o nível de LH.
Nem todo exame de sangue deve ser feito em jejum Conheça alguns outros exames de sangue que não precisam de jejum: T4, livre, soro (T4L); hormônio folículo estimulante, soro (FSH); T3, soro (T3);
Os testes para ovulação detectam a presença do hormônio LH, que apresenta pico (elevação) de 24 horas antes de o óvulo ser liberado por um dos ovários.
A quantidade do hormônio luteinizante (LH), produzido pela hipófise, aumenta muito aproximadamente 24 a 36h antes da ovulação. Como esse hormônio é excretado na urina, é possível detectar esse aumento por meio de “kits” apropriados.