Possui uma superfície opaca levemente rugosa, firme e de toque suave e macio. Confere conforto e elegância às peças clássicas da alfaiataria que nunca saem de moda. O crepe alfaiataria é um tecido encorpado de caimento mais pesado e com excelente elasticidade.
A regra geral é que tecidos de malha natural sempre encolhem depois de algumas lavagens. Isso inclui o algodão, a lã, o linho e alguns tecidos a base de celulose. Quaisquer dessas malhas tem tendências a reduzirem seu comprimento original.
Quais tecidos encolhem ao serem lavados? A personal organizer Miriam Cansian, da empresa Espaço Ordenado, afirma que as fibras naturais – algodão, linho e lã – são as que realmente encolhem na lavagem. Já as sintéticas, como náilon e poliéster, não sofrem alteração.
Quando as peças são lavadas, elas podem encolher porque a água faz com que as fibras voltem para o seu estado normal. Roupas feitas de tecidos sintéticos não costumam encolher porque as fibras não passam por essa transformação. Outra coisa que pode encolher suas roupas é a secadora.
Método 1 de 2: Encolher com Água Fervente
Encolher faz parte do processo natural de envelhecimento do ser humano. Esse processo tem o nome de senescência, a biologia do envelhecimento.
Como encolher poliéster e elastano
O que você deve fazer?
Deixe as peças secarem naturalmente, dê uma chacoalhada para tirar o excesso de água e estenda no varal. Evite o uso de secadoras, pois elas podem encolher a viscose. Agora caso não tenha outra solução, então coloque a máquina na temperatura mais baixa.
Outra dica é, se você puder, lave sua peça de viscose à mão e com água fria. Se for lavar na máquina, utilize a opção “delicado”. Não misture a peça com outros tecidos e utilize sempre um sabão neutro ou indicado para peças sensíveis.
Agora, se sua dúvida é “o que fazer com a roupa que encolheu na secadora”, temos uma receita que pode ajudar:
Varal ou secadora? Saiba quais peças devem secar em cada um
Em média, os ciclos mais longos podem demorar até 4 horas. Contudo, existem máquinas lava e seca com ciclos rápidos, que lavam e secam roupas em 1 hora. Se você quiser mais agilidade, poderá usar apenas o ciclo de secagem. O tempo varia de acordo com a quantidade de roupas e o programa escolhido.
Mito 3: Nunca coloque o seu jeans na secadora. Falso. Se o seu jeans está esticado, alguns minutos na secadora podem ajudá-lo a recuperar sua forma original. Siga a etiqueta de cuidados e remova a peça quando estiver levemente úmido para evitar a formação de vincos indesejáveis.
No caso das roupas jeans, o ideal é que você utilize um nível de água mais alto na lavagem principal e um ciclo adicional de enxágue para garantir que nenhum sabão em pó fique na peça e na máquina.
Um bom jeans de qualidade possui em sua composição 100% de algodão. Essa informação você encontrará na etiqueta que vem também com os principais cuidados a ter com sua peça nova. Caso prefira calças jeans com elastano que dê maior mobilidade, o ideal é escolher uma peça que contenha 97% de algodão e 3% de elastano.
Jeans. Para bons resultados, não é preciso muita técnica, já que o material resiste bem ao calor do ferro. Uma sugestão que pode facilitar o processo é sempre usar a opção de vapor do ferro no máximo.
Colocamos as calças na tábua, puxamos os bolsos de dentro para fora e alisamos o tecido com o ferro. Ao deixar os bolsos prontos, recoloque-os, certificando-se de que estejam totalmente estendidos para evitar amassar novamente.
Para começar, uma curiosidade é que nem todos os modelos produzidos em jeans podem ser passados a ferro. ... Você estará submetendo o jeans ao mesmo dano. Portanto é importante que você sempre passe seu jeans pelo avesso e verifique sempre se a temperatura do seu ferro de passar está adequada para peças jeans.
Deixe uma toalha molhada no vinco por até 10 minutos; Não passe a roupa com ferro muito quente; Coloque uma toalha em cima da roupa para passar; Passe a roupa com movimentos curtos e rápidos.
Segure a camisa pela parte de trás, encontrando seu centro e dobrando-a para que os lados fiquem alinhados. Esse será o primeiro vinco e deve ser completamente vertical. Pressione essa dobra para baixo, engome e use o vapor do ferro para secá-lo antes de passar.
Como o jeans é um tecido mais grosso, é importante passar os dois lados, começando pelo avesso. 2- Vista uma das pernas da calça na tábua. Essa é uma dica de ouro, que facilita bastante o processo. 3- Comece passando pelos bolsos e cós e passe ao redor do zíper.
Vinco. Chamamos de vinco um processo de pré-dobra, auxiliando e reforçando a dobra do material. O processo é mais indicado para papéis de altas gramaturas, que possuem uma resistência maior e podem “quebrar” com a dobra. Por exemplo, um papelão ao ser dobrado “quebra”.
Vincos são marcações feitas no papel. Essas marcações servem como “linhas-guia” para que os papéis possam ser dobrados.
A máquina de corte e vinco é utilizada para produzir formas recortadas em massa. Ou seja, reproduzir a mesma forma, com as mesmas dimensões, repetidamente, sem usar tesouras ou uma faca de artesanato.
vinco 1 s. m. sinal que fica em coisa que se dobrou ou na parte de um corpo apertado com fita, etc., ou finalmente, em sitio por onde passou roda, etc.: Ia dobrando pelos mesmos vincos os cobertores de Damasco, as colchas da Índia. (Antero de Fig., Miradouro, p. 251, ed. 1934.)