Essa é a Lonomia, uma lagarta perigosa encontrada no Brasil. Conhecida popularmente como taturana, ela pode ser facilmente reconhecidas por essas cerdas em forma de pequenos "pinheiros" que recobrem todo seu corpo.
As taturanas, também conhecidas como marandová, lagartas de fogo ou bicho-que-queima, são estágios larvais de alguns insetos da ordem Lepidoptera, que corresponde às borboletas…
A lagarta é uma larva de borboleta ou de mariposa e pertence à ordem dos lepidópteros. A maioria das lagartas tem corpo cilíndrico composto por vários segmentos, com três pares de pernas articuladas no tórax e vários pares de apêndices curtos e carnudos, ou falsas patas, no abdômen.
A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva, pupa (ou crisálida) e adulto. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A borboleta fêmea adulta coloca seus ovos normalmente nas folhas de uma planta, que geralmente serão utilizadas como alimento quando esses insetos nascerem.
Para a lagarta se transformar em borboleta, ela passa por uma mudança anatômica (transformação em sua forma e na estrutura do seu corpo), chamada metamorfose. O processo começa quando o inseto vira pupa, período em que ele não se move e fica dentro de uma espécie de proteção.
Controle químico da cigarrinha-do-milho. É importante tratar as sementes com inseticidas e pulverizar a lavoura no início (V3 e V4), reduzindo os níveis de incidência. Aplicações após na cultura devem ser nos estágios iniciais das plantas, também para evitar a incidência.