pH = pKa + log [A-] / [HA] onde [A-] representa a forma desprotonada e [HA] representa a forma protonada. Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14.
O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:
Para fazer a correção do pH é preciso:
Para aumentar o pH e a alcalinidade, os produtos são diferentes. Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3). Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir.
O pH ideal para a nossa saúde é acima de 7. O pH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde. A água com pH alcalino possui um poder de hidratação superior às demais águas.
O pH é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio [H+]. Quanto maior concentração de íons H+, menor o pH de uma substância. Se a concentração de H+ é maior do que OH-, o material é ácido, ou seja, o valor de pH é inferior a 7.
Resposta. A media do pH, potencial de Hidrogênio, é muito importante para a célula, por que em um ambiente muito ácido pode transformar ou decompor substâncias importantes para o funcionamento da célula, como proteínas, aminoácidos, etc.
Os rins controlam o pH ajustando a quantidade de HCO3− que é excretada ou reabsorvida. A reabsorção de HCO3− é equivalente a excretar H+ livre. As alterações na manipulação ácido-base renal ocorrem horas a dias após as alterações do estado ácido-base. Todo o HCO3− no soro é filtrado à medida que atravessa o glomérulo.
Legumes e folhosas verde-escuras, como couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho, alho, cebola e agrião, fazem parte da "alimentação desintoxicante".
A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida. Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina.