- O tecido epitelial possui suas células situadas muito próximas umas às outras, sem apresentar espaço entre elas. ... E o tecido conjuntivo é composto de células situadas distantes entre si, além de apresentar muito material celular no espaço entre elas e ser vascular, pois possui diversos vasos sanguíneos.
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
O tecido conjuntivo é responsável por diversas funções no corpo humano: Sustentação: o tecido conjuntivo contribui como suporte para os tecidos epitelial nervoso e muscular. Armazenamento: o tecido conjuntivo é também o responsável por armazenar eletrólitos, lipídios e glicosaminoglicanas.
Principais características: O tecido epitelial possui como principal característica a presença de células bastante unidas (justapostas). Por essa razão, a quantidade de substância intercelular é bastante reduzida. ... Os tecidos epiteliais de revestimento revestem nossos órgãos e nosso corpo externamente.
Epitelial = Ausência de espaço entre as células, ausência de vascularização, grande capacidade de renovação celular. ... Muscular = Possui células especializadas para a contração. Sua função é permitir movimento, realiza manutenção postural e produção de calor, não possui renovação celular.
Verificado por especialistas. Os tecidos celulares que não se regeneram são aqueles encontrados no tecido nervoso, os quais possibilitam que apenas a divisão celular se mantenha em um estado G0, de forma que pare no meio da divisão celular.