Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.
No mundo protestante português, os fiéis do Protestantismo histórico (luteranos, anglicanos, calvinistas) são uma minoria que passa pelas mesmas dificuldades que a Igreja Católica. A maioria dos protestantes em Portugal são evangélicos.
A chegada de membros do clero católico ao território brasileiro foi simultânea ao processo de conquista das terras do Brasil, já que o reino português tinha estreitas relações com a Igreja Católica Apostólica Romana.
O Brasil é considerado um Estado Laico e, por isso, se posiciona de forma neutra no campo religioso. Dentre as principais religiões praticadas no país, estão: Catolicismo, Evangelismo, Budismo e Candomblé.
Pelo exposto, percebe-se que, com o advento da separação do Estado da Igreja na constituição de 1981, destituindo o catolicismo da posição de religião oficial e concedendo plena liberdade de culto a todas as confissões religiosas, estabeleceu-se um ambiente propício para o crescimento do protestantismo no Brasil, que a ...
A Igreja Católica exerce grande influência nos aspectos político, social e cultural dos brasileiros. O catolicismo tem sido a principal religião do Brasil desde o século XVI. Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto.
As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo.
A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. ... Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento.
Estes incluíam bispos e padres, monges e freiras e outros leigos de virtude excepcional. Todos esses santos eram venerados localmente, com a aprovação do bispo local. No entanto, o primeiro santo a ser canonizado oficialmente por um papa — o Papa João XV – foi São Ulrich de Augsburg.
Igreja Católica
A Igreja Católica, como parte do Cristianismo, acredita no monoteísmo, que é a crença na existência de um único Deus. Para os católicos, Deus é o criador de todas as coisas e consegue intervir na História, sendo alguns dos seus atributos divinos mais importantes a onipotência, a onipresença e onisciência.
No contexto religioso, cisma é uma separação de um grupo de pessoas de uma organização ou movimento. O termo costuma referir-se a uma divisão que acontece no âmbito de um corpo religioso, com organização e hierarquia definidas.
Na Igreja Católica a definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: « Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano. » (Cân. 515 § 1º).
O Vaticano, para gerir a Igreja Católica pelo mundo, divide cada país em regiões autônomas, as dioceses. O papa indica, ele mesmo, um bispo para comandar cada diocese. Na hierarquia católica, os bispos estão subordinados diretamente ao papa. Eventualmente, um bispo pode responder também a um arcebispo.
Nas igrejas evangélicas, o culto é visto como um ato da adoração de Deus na vida da Igreja. Não há liturgia e a concepção do serviço de adoração é mais informal. Normalmente é dirigido por um pastor cristão. Geralmente contém duas partes principais, o louvor (música cristã) e o sermão, e periodicamente a Santa Ceia.
Não é permitida a participação de não católicos. Na igreja evangélica, qualquer pessoa batizada pode tomar a Santa Ceia. Também é permitido que leigos auxiliem o pastor na distribuição do pão e do vinho.
Igreja, no sentido genérico religioso, tem várias acepções ou usos dependendo do contexto: Em primeiro lugar, e mais elementar, se refere ao conjunto, reunião, congregação ou assembleia de cristãos. Segundo, pode designar de forma geral a "igreja universal" composta por todos os cristãos de todos os tempos e lugares.
Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. ... A expressão “congregação” aplica-se, no seu sentido mais amplo, ao corpo inteiro de discípulos cristãos, sob Cristo qual Cabeça.
A Verdadeira Igreja de Jesus é um grupo protestante indígena carismático que surgiu nas primeiras décadas do século XX. Formalmente estabelecido em Pequim em 1917, o grupo desenvolveu-se principalmente nas províncias centrais do interior da China durante a década de 1920, especialmente Henan e Hunan.
O Movimento de Santidade Igreja de Deus (Anderson) é a representação das igrejas cristãs oriundas do Movimento Reformador das Igrejas de Deus do século XIX. O movimento é existente em todos os continentes e chegou ao Brasil em 1922.
A palavra seita significa, em sua origem, seguidor. Já a palavra religião denomina um grupo que busca um elo com uma divindade para uma explicação sobrenatural do mundo.
A Igreja de Deus Todo-Poderoso, também conhecida como “Relâmpago do Oriente” (chinês tradicional: 東方閃電, chinês simplificado: 东方闪电, pinyin: Dōngfāng Shǎndiàn), é um novo movimento religioso estabelecido na China em 1991, ao qual fontes governamentais chinesas atribuem três a quatro milhões de membros, embora os ...