O mercantilismo é a ideia econômica que tem por fundamento o incentivo à acumulação de riquezas, principalmente riquezas em forma de metais preciosos, como é o caso do Ouro e da Prata. ... A Colonização da América, portanto, tinha por essência a vontade das nações Europeias de acumular riquezas.
Resposta: O colonialismo se deu a partir da teoria do evolucionismo social ( darwinismo social ), na qual dizia que a raça branca era geneticamente mais evoluida que as outras ( etíope e mongólica ), e por esse motivo foi considerada a raça dominante, com o dever de civilizar as outras, ou seja, as raças dominadas.
Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações. b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
Resposta. Explicação: As principais características do mercantilismo são citadas como sendo: Intervenção do rei na economia, metslismo , colonialismo.
Dias & Rodrigues (2010) destacam que os principais traços comuns a toda política mercantilista foram: o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo alfandegário, a intervenção do Estado na ordem econômica, o monopólio e o colonialismo. O metalismo configura-se como a essência da atividade econômica.
Conceito utilizado para definir o acúmulo de metais por um país. O Metalismo é um princípio que foi utilizado a partir do século XV, inicialmente como medida da riqueza de uma nação. A exploração de metais preciosos no período colonial favoreceu o surgimento desse sistema econômico.
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
As colônias tinham a função de complementar e economia européia, e para tal concentravam-se na produção em grande escala de alguns gêneros agrícolas, altamente lucrativos como o açúcar, algodão ou ainda de minérios. Isso tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole.
A colonização mercantilista foi uma prática econômica adotada por nações europeias, entre os séculos XV e XVIII, no período da expansão marítima. ... O objetivo principal das nações que adotaram a colonização mercantilista era crescer as reservas de metais preciosos.