O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Viagem pelos países cruzados pelo imaginário paralelo 0º, entre atóis remotos e vulcões em erupção
América do Sul: Brasil, Colômbia e Equador. Ásia: Indonésia e Maldivas. Oceania: Kiribati.
Vários países são “cortados” pela linha do Equador, são eles: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda, na África; Brasil, Colômbia e Equador, nas Américas; Indonésia e Maldivas na Ásia; Kiribati, na Oceania.
O Trópico de Capricórnio está localizado no Hemisfério Sul do planeta, Ele se encontra abaixo da Linha do Equador sobre a latitude 23º27' S (ou -23,27º) . Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.
Os países da América do Sul são banhados pelos Oceanos Atlântico e Pacífico. São banhados pelo Oceano Atlântico são: Brasil, Uruguai, Argentina, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Os países banhados pelo Oceano Pacífico são: Chile, Peru, Equador e Colômbia.
Porém, quando ela corta os continentes, 13 países são atravessados. São eles: Na América: Equador, Colômbia e Brasil; na África: São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Kênia e Somália; na Ásia: Maldivas e Indonésia; na Oceania, Kiribati.
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).
Resposta
O Brasil e os paralelos Você vai notar que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são as mais próximas da linha do Equador - por isso os Estados da Amazônia, no Norte, e os Estados do Nordeste brasileiro são quentes. A região Sudeste e a região Sul são as mais distantes da linha do Equador.
Na linha do equador temos uma grande incidência de radiação solar durante o ano todo, e por conta disso acabamos não tendo as estações bem definidas. ... Como é uma linha paralela por mais que inclinação do sol mude, é um local que vai mudar muito pouco, e com isso teremos sol incidindo o ano inteiro, do mesmo jeito.
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
Maritimidade é a capacidade das águas oceânicas de conservar calor por um período maior que as áreas continentais, e influencia diretamente no clima das regiões costeiras. A retenção de calor nas águas oceânicas atinge grandes profundidades.
Maritimidade é uma medida da influência da umidade do mar sobre cidades ou países que tenham seus territórios próximos ao litoral, provocando um aumento da umidade relativa do ar, possibilitando a ocorrência de chuvas e/ou contato mais intenso com as massas de ar que vêm dos oceanos, o que implica a caracterização das ...
Resposta. Porque ela regula a variação de amplitude térmica e também influencia diretamente no clima das regiões costeiras, conservando calor por um tempo maior que as áreas continentais.
Continentalidade: é um fator climático determinado pela distância que se encontra dos mares e oceanos, de modo que apresentam baixo índice pluviométrico e umidade, e além disso, maior variação de temperatura.
Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano. Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas).