Hidrante nada mais é do que um sistema hidráulico que combate incêndios e protege as pessoas e o patrimônio. É composto por um reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações e peças hidráulicas, registro de manobra, abrigo de mangueiras e um registro de recalque.
Embora existam diferentes tipos de hidrante, eles funcionam da mesma forma: basta conectá-lo a uma fonte de água pressurizada, acoplar a mangueira a uma das bocas do hidrante e abrir a válvula, responsável por controlar a vazão de água que chegará às mangueiras. O hidrante sempre tem acionamento manual.
COMO UTILIZAR O HIDRANTE?
Quanto custa o ponto de hidrante (mão de obra e material)? Apenas material e mão de obra. R: Depende muito da rede que será necessaria, mas algo em torno de 10 mil reais; Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc...
Hidrante de recalque: É instalado em frente a edifícios e condomínios e tem como função alimentar o sistema de hidrantes da edificação. Também serve para recalcar água para o incêndio pela viatura do Corpo de Bombeiros.
↘O REGISTRO DE RECALQUE serve para abastecimento da coluna de Hidrantes da Edificação. ... O caminhão Tanque ou pipa do Corpo de Bombeiros, faz a patolagem das conexões das mangueiras do caminhão ao registro para abastecer a coluna de HD (HIDRANTES) da edificação e manter a linha de combate abastecida.
A função principal do registro de recalque de hidrante é fornecer a pressurização necessária para manter alimentado o sistema hidráulico preventivo, permitindo que os hidrantes de parede do interior do prédio contem com toda a água necessária, nas devidas medidas de pressão, para combater eventuais ocorrências de ...
Já o dispositivo de recalque, ou simplesmente hidrante de recalque é uma tomada d'água, geralmente situada no alinhamento frontal da edificação que é de uso exclusivo dos bombeiros. ... Os hidrantes de recalque podem ser do tipo de coluna ou de passeio.
Hidrantes de recalque Esse hidrante é localizado em áreas externas dos edifícios, ou na calçada – normalmente sob tampas de ferro. Esses tipos de hidrantes são de responsabilidade particular da edificação. Seu objetivo principal é abastecer o sistema de combate a incêndio, através do caminhão do corpo de bombeiros.
O Anexo E do código estabelece que, dependendo do caudal necessário, serão requeridos mais ou menos hidrantes. Por exemplo, para um caudal de 3000 gpm (11,400 L/min.) se requerem 4 hidrantes e a distância média entre hidrantes deve ser de 122 m. O hidrante deve ter uma área livre de 91 cm ao seu redor.
A caixa para hidrante deve ter espaço o suficiente para acomodar o hidrante, esguicho, chave para mangueira e mangueiras de incêndio.
O Hidrante de incêndio é necessário quando sua edificação passa da área construída de 750 metros ou quando o bombeiro exige, esta exceção acontece quando o risco de incêndio é alto, mas normalmente a necessidade e obrigatoriedade se dá devido ao tamanho da área conforme informamos.
Abrir o hidrante e esperar que a bomba jockey entre em ação para que pressurização da rede normalize; Entra a bomba principal porque a bomba jockey não tem vazão suficiente para segurar a pressão da água; Com a bomba principal em ação, as chamas são combatidas.
A chave dupla storz tem como função, auxiliar o engate e desengate das mangueiras utilizadas para o combate a incêndio.
A principal vantagem no uso de mangueiras com acoplamento storz é a rapidez com a qual é realizado seu trancamento que se dá com apenas um quarto de volta.
COMO UTILIZAR O HIDRANTE?
Para desenrolar: O companheiro puxa a junta de união mais externa, com a mangueira ainda posicionada sobre o ombro do outro bombeiro.
Existem algumas exigências gerais para a instalação do sistema:
Existem duas formas para a instalação dos extintores. Você pode fixá-lo em uma parede com o auxílio de um suporte, a altura deve estar entre 1,20m x 1,60m do piso. Para a fixação do suporte no piso, é necessário um respiro de pelo menos 10 cm entre o chão e o suporte.
1,60 m
LOCALIZAÇÃO DOS EXTINTORES
Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.
O extintor é um equipamento móvel, constituído por um cilindro, componentes (válvula, mangueira, indicador de pressão, esguicho), agente extintor e gás expelente (como o Nitrogênio), destinado à combater princípios de incêndio.
O melhor a fazer é checar sempre que verificar a pressão dos pneus. Assim fica mais fácil lembrar. Se o ponteiro de pressão do seu extintor estiver apontado para a faixa verde, ele indica que o equipamento está cheio.
O melhor local para conservar o extintor é na parte dianteira do veículo, em local de fácil acesso — geralmente, ele é deixado embaixo do banco.
A NR 23 especifica local apropriado para os extintores? Conforme a norma a empresa deve seguir padrões para localização dos extintores. Devem ser alocados em locais de fácil visualização e acesso e, que não haja qualquer possibilidade do fogo bloquear o seu acesso.