EQST

Qual A Origem Do Conceito?

Qual a origem do conceito?

Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, significa "conter completamente", "formar dentro de si"), substantivo masculino, é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade.

Quando surgiu a democracia no mundo?

A democracia surgiu nas cidades-estados da Grécia antiga, durante o primeiro milênio antes de Cristo, e tomou sua forma clássica no auge político da cidade de Atenas. Sua etimologia provém dos termos “demo” (povo) e “cracia” (governo), significando literalmente “o governo do povo”.

Quando surgiu a democracia brasileira?

Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar. No período inicial da República, entre 1889 e 1894, o país foi dominado pelos setores militares.

Quem inventou a democracia?

Clístenes

Qual a origem da democracia e quais suas principais características?

A democracia surgiu na Atenas antiga, no século V a.C., e significa “governo do povo”. Após uma série de conflitos entre os atenienses, devido às reivindicações das crescentes camadas médias que colidiam com interesses dos eupátridas, foi estabelecida a democracia como forma de decidir as questões políticas.

São características da democracia?

Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos. Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.

Quais são as principais características de um país democrático?

Características da democracia Livre acesso à informação; Transparência e publicidade no trato da coisa pública; Sistema institucional de freios e contrapesos ao exercício do poder; Equidade na representação de grupos minoritários nas esferas públicas de decisão.

Quais são os princípios básicos da democracia?

Democracia é o governo em que o povo exerce a soberania. Os princípios básicos são: participação do cidadão, igualdade, tolerância política, prestação de contas, transparências, entre outros.

Quem é o pai da democracia?

Clístenes

Como se deu o surgimento da democracia na Grécia?

A democracia ateniense é como conhecemos o sistema político que existiu em Atenas, na Grécia Antiga, a partir do final do século VI a.C. Esse sistema surgiu de uma reforma política promovida por Clístenes, o legislador da cidade, e foi fruto das tensões sociais que existiam por conta dos privilégios da aristocracia, os ...

Onde foi originada a democracia?

A história da democracia refere-se a um conjunto de processos históricos cuja origem é tradicionalmente localizada na Atenas clássica e por meio dos quais foram forjados discursos e práticas políticas de cunho democrático.

Em que cidade nasceu a democracia?

Atenas

Quais foram os regimes democráticos na história da humanidade?

Democracia direta: exercida em Atenas, no período clássico. Dela todos os cidadãos podiam participar, diretamente, apresentando projetos de leis e votando nos projetos apresentados por seus iguais. Democracia representativa: é um tipo que surge junto ao parlamentarismo e ao republicanismo.

Como se desenvolve a democracia?

Ele surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em 510 a.C., nas cidades-estados de Atenas. ... A partir daí, a região de Atenas foi dividida em dez unidades que eram chamadas de “demos”. Dessa maneira, iniciou-se o regime conhecido hoje como democracia.

O que é a democracia antiga?

Em linhas gerais, a democracia é definida, desde a antiga Grécia, como “governo do povo”, ou “governo popular”, em contraposição a outras formas de governo, que também remontam à Idade Antiga, como a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a tirania, a oligarquia, entre outros.

O que é democracia no Brasil Resumo?

A democracia é uma forma de governo que se caracteriza pela soberania popular, ou seja, o poder emana do povo. Há três tipos de democracia: democracia direta, representativa e participativa. A democracia no Brasil possui um caminho tortuoso, mas passou a ser efetiva a partir de 1945.

Quais são os principais problemas enfrentados pela democracia brasileira na atualidade?

O principal problema enfrentado pela democracia é a corrupção. E grande parte da população brasileira está ciente desse fato. Políticos trabalhando para garantir seus direitos próprios e deixando de lado a sociedade.

Quais são problemas enfrentados por um país que implementa?

7 — Quais são problemas enfrentados por um país que implementa um modelo de democracia indireta (representativa)? a) ( ) Corrupção, já que o fato de todos poderem participar da política diretamente dificulta o controle dos gastos públicos.

Quais são as características de uma democracia?

Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos. Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.

Como a democracia ateniense pode ajudar a aprimorar a nossa democracia?

Resposta. O poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos, igualdade de direitos de todos os cidadãos. ... - O povo tendo direito e poder no governo com o governo apoiando sem intervenção de outros representantes.

Porque os escravos eram vistos como essenciais para a democracia?

Resposta. Os escravos eram vistos como essenciais para a democracia ateniense porque eram a maior força de trabalho daquela sociedade, usados para trabalhar desde o campo até nas residências dos atenienses.

Quais eram os direitos essenciais dos cidadãos na democracia ateniense?

Em Atenas, eram considerados cidadãos apenas os homens adultos (com mais de 18 anos de idade) nascidos de pai e mãe atenienses. ... Os cidadãos tinham três direitos essenciais: liberdade individual, igualdade com relação aos outros cidadãos perante a lei e direito a falar na assembleia.