Como o nome sugere, os caixas preferenciais são caixas que prestam atendimento aos portadores de deficiência física, idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando) e as pessoas acompanhadas por crianças de colo, como prioridade.
A Lei 10.
Resposta. Quando um animal é nomeado com diferentes nomes, por diferentes pessoas, é colocado o primeiro nome que foi usado para denominar a espécie.
O QUE DIZ A LEI O primeiro parágrafo do art. 3º dispõe que a garantia de prioridade compreende: ... 1º As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.
Os doadores também têm direito a serem atendidos com prioridade nas filas de banco assim como idosos, deficientes e gestantes segundo a Lei n° 219/09. O doador de sangue tem direito a um dia de folga ao ano, para isso ele precisa apresentar o comprovante de doação para a empresa em que trabalha.
Art. 1º O doador regular de sangue tem direito à redução no seu tempo de serviço para aposentadoria, nas seguintes condições: I - doar por cinco anos, de 3,33%; II - doar por dez anos, de 6,66%; III - doar por quinze anos, de 10%; IV - doar por vinte anos, de 13%; e V - doar por vinte e cinco anos, 15%.
O dia abonado está previsto no artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como na Lei 1.
A carteirinha de doador é o único documento de comprovação de cadastro emitido pelo REDOME e para solicitá-la, basta entrar em contato com o hemocentro em que realizou seu cadastro. Caso seu cadastro tenha ocorrido em uma campanha, procure o hemocentro do seu estado.
Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.
Para doar sangue, você precisa estar alimentado, hidratado, descansado, pesar mais de 55 quilos, ser maior de idade e ter até 69 anos. O candidato à doação a partir de 16 anos de idade somente poderá doar sangue com a presença do responsável legal, ambos apresentando documento oficial com foto.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.
Quem usa piercing não pode fazer doação. As pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para doarem sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, esse prazo é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus na hora da tatuagem.