Principais obras de Lima Barreto
O Sítio do Picapau Amarelo
A voz crítica de Lima Barreto ainda ecoa na nossa República, diz pesquisador. ... Negro e de origem pobre, Lima Barreto produzia crônicas de costumes do Rio de Janeiro e em suas obras tratava sobre o preconceito racial e as injustiças sociais do Brasil. Uma literatura “subversiva e militante”, segundo o pesquisador.
Essa obra/romance descreve, traça, a questão do nacionalismo, patriotismo do personagem principal que é Policarpo Quaresma, um patriota ativo, fervoroso, exaltado pelo amor ao seu país (Brasil).
Encarregado de um pelotão de artilharia improvisado com voluntariados à força - como seu amigo Ricardo Coração dos Outros -, Policarpo deveria rechaçar investidas dos marinheiros às praias cariocas.
Eram as formigas, pois não deixavam as plantações da Quaresma prosperarem.
Como consequência, foi internado por seis meses em um hospício, recebendo a visita apenas de Olga com seu pai. Na segunda parte do livro, seguindo o conselho de sua afilhada Olga, Policarpo compra um sítio e se muda para lá com sua irmã. Chama o sítio de “O Sossego”.
Policarpo Quaresma, funcionário público, é um nacionalista exaltado, que só valoriza os produtos nacionais e a cultura tipicamente brasileira. ... Ao defender o governo do marechal Floriano Peixoto, Quaresma mais uma vez se desilude pela falta de nacionalismo dos governantes do país e acaba sendo preso.