Modo de preparo Lavar bem as folhas de repolho e bater no liquidificador juntamente com o suco de laranja. Em seguida, coar e adoçar de acordo com a preferência. É recomendado beber o suco assim que ficar pronto para aproveitar o máximo dos nutrientes e benefícios.
Uma situação muito comum causada pelo consumo de repolho é o aumento de gases, e para algumas pessoas o exagero pode, inclusive, levar a vômitos e diarreia. Portanto, se você for mais sensível ao alimento, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho.
Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.
Tanto o repolho roxo quanto o branco possuem os mesmos benefícios, no entanto o repolho roxo possui maior concentração de fósforo e selênio, enquanto que o repolho branco é mais rico em vitamina A e ácido fólico, por exemplo.
O repolho roxo normalmente ficará azul depois de pronto. Para evitar perder a cor dele, coloque vinagre na água na hora do cozimento.
Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias depois de picado. Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas.
No episódio de estreia da segunda temporada da série 'O Que Tem na Geladeira? ', a verdura de folhas bem grudadinhas dá um show de bola, quer dizer, de versatilidade. Cru, rende saladas que mudam completamente de sabor dependendo do molho do dia – e como combina com ingredientes orientais!
Vire o repolho com a parte externa que esta exposta para baixo e corte novamente ao meio, seguindo o sentido do comprimento. Segure o repolho com uma mão e corte finas fatias com uma faca bem afiada, lave e seque bem antes de usar.
Como limpar os alimentos
Enrolou como um rocambole bem apertado para dar firmeza. Usando uma faca super afiada (veja como afiar faca AQUI), foi cortando em fatias beeeeeeeeeem fininhas, sempre apertando e acertando o rolo de couve. Quando eu corto, uso uma tábua na pia para dar apoio.
As bactérias e os insetos podem ser removidos com a ajuda de água com vinagre. Coloque o repolho na água com vinagre por alguns minutos e depois enxágue novamente com água, para que fique completamente limpo.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas; Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água; Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.
Tempere o espinafre (opcional): use sal, pimenta do reino, o que quiser. Um pouquinho de limão vai destacar o sabor. Você pode também pode refogar cebola ou alho no óleo e adicionar o espinafre já branqueado no final. Outra opção é usar o espinafre branqueado nos sucos, shakes e em outras receitas.
Corte as folhas do espinafre exatamente onde elas começam. Lave as folhas com água e deixe-as de molho durante alguns minutos. Depois, coloque-as para secar em um pano ou em papel absorvente. Aperte um pouco as folhas para tirar o ar e guarde-as, com o papel, em um pote plástico. ;)
O ideal é lavar, secar e guardar os vegetais na gaveta debaixo. Para garantir mais durabilidade aos alimentos, a nossa dica é higienizá-los bem. Deixe-os de molho por 10 minutos em uma solução de água com vinagre para eliminar as sujeiras e o excesso de agrotóxicos.
Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. ... Aqui neste post a gente explica como congelar e usar. Cru. Folhas (como espinafre e couve), salsão picado e cenoura ralada, mandioca em toletes e abóbora em cubos.
Reserve as folhas em sacos de congelamento. Você pode então selecionar as porções que deseja consumir da folha futuramente e colocá-las em sacos. Ao fazer isso tente tirar o máximo de ar quanto for possível de dentro dos saquinhos antes de colocar no congelador.
“Tudo bem cozinhar o espinafre no vapor ou salteá-lo rapidamente”, ensina. “Até porque o vegetal cru tem oxalato, que prejudica o aproveitamento de nutrientes”, ensina.
O vegetal contém ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Além disso, possui fibras, proteínas e carboidratos, clorofila e fitoquímicos como betacaroteno, luteína e zeaxantina.
Espinafre é um vegetal verde, com folhas e rico em ferro. Ele não é apenas para o Popeye – essa verdura pode ser apreciada por todos, seja cozida ou crua. Você pode colocar o espinafre em saladas ou vitaminas, fervê-lo, salteá-lo e até fazer um creme com ele, para aproveitar o máximo desta verdura simples e saborosa.