EQST

O Que Plasmocitoma Mieloma Mltiplo?

O que é Plasmocitoma mieloma múltiplo?

Palavras-chave: manifestações cutâneas; mieloma múltiplo; plasmocitoma. O mieloma múltiplo caracteriza-se pela proliferação neoplásica de plasmócitos na medula óssea; como conseqüência, ocorre destruição óssea, insuficiência da medula óssea e produção de proteína monoclonal.

Como é a dor do mieloma múltiplo?

O que é o mieloma múltiplo e quais seus sintomas “Em cerca de 90% dos pacientes diagnosticados, há presença de dor óssea”, alerta Gusmão. Esse incômodo geralmente dá as caras na coluna ou nas costelas, surge do nada e piora com o movimento.

Como diagnosticar o mieloma múltiplo?

O resultado de um único exame não é suficiente para diagnosticar o mieloma múltiplo. O diagnóstico é baseado numa combinação de fatores, incluindo os sintomas do paciente, exame físico realizado pelo médico e resultados dos exames de sangue e de imagem.

Como é realizado a proteína de Bence Jones?

- Esse exame é realizado em amostra de urina isolada, de 24 horas ou de qualquer outro período de tempo especificado pelo médico. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta na ocasião da menstruação.

O que é exame de eletroforese de proteínas séricas?

A Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um método simples, que permite separar proteínas do plasma humano em frações. Sua interpretação traz informações úteis ao médico. Assim, ela é importante para a investigação e diagnóstico de diversas doenças.

O que é presença de proteína monoclonal?

O plasmócito é responsável pela produção de anticorpos que nos protegem das infecções, mas ao sofrerem mutações transformam-se em células malignas e produzem grande quantidade de anticorpos anômalos que se acumulam no sangue. Estes são conhecidos como proteínas monoclonais.

O que significa presença de componente monoclonal?

A presença de muitas cópias do mesmo anticorpo é denominada gamopatia monoclonal. Esta condição pode ser detectada no exame de sangue. Ter gamopatia monoclonal não significa ter mieloma múltiplo, porque ela ocorre em outras doenças, como na macroglobulinemia de Waldenstrom e na amiloidose de cadeia leve.

O que é kappa e lambda?

Cada imunoglobulina é formada por duas cadeias pesadas – G, A, D, E e M, e duas cadeias leves – kappa (κ) e lambda (λ). Segundo o Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, cerca de 65% dos casos de Mieloma são do tipo IgG com cadeias leves livres κ ou λ.

O que é uma Gamopatia monoclonal?

A gamopatia monoclonal de significado indeterminado (GMSI) é uma doença pré-maligna rara assintomática, definida por uma concentração de imunoglobulina monoclonal no soro menor que 3 g/dL e uma proporção de células plasmocitárias na medula óssea menor que 10%, na ausência de lesões líticas ósseas, anemia, hipercalcemia ...

O que é componente monoclonal IgG Kappa?

Fiz um exame de sangue , todos os valores das imunoglobulinas estão dentro dos valores de referência, porém o resultado foi: presença de componente monoclonal igg/ kappa. O que quer dizer isso? Trata-se de um tipo de imunoglobulina de cadeia leve (um tipo de proteína que o corpo pode estar produzindo em excesso).

O que é cadeia leve Kappa?

As moléculas de imunoglobulinas normais são constituídas de duas cadeias pesadas idênticas (a,d,e,g,m), que definem as classes de imunoglobulinas, e duas cadeias idênticas de cadeias leves: kappa (k) ou lambda (l).

O que é IgG lambda?

As cadeias pesadas de proteína são G, A, D, E e M; as cadeias leves são kappa (κ) e lambda (λ). Cerca de 65% dos casos de mieloma são do tipo IgG com cadeias leves κ ou λ; o segundo tipo mais comum é o mieloma IgA, também com cadeias leves κ ou λ.

O que é padrão monoclonal IgG lambda?

Caracterizam-se pela produção e secreção de uma proteína monoclonal - imunoglobulina (Ig) ou um fragmento de Ig. A Ig é composta por duas cadeias polipeptídicas pesadas da mesma classe e subclasse (IgG, IgA, IgD, IgE e IgM) e duas cadeias polipeptídicas leves do mesmo tipo (kappa ou lambda).

O que significa Mgus?

A gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS, monoclonal sgammopathy of undetermined significance) é a produção de M-proteína pelos plasmócitos não neoplásicos na ausência de outras manifestações típicas do mieloma múltiplo.

O que é Paraproteínas?

Designação dada às globulinas anormais do soro sanguíneo e que podem ser encontradas, por estudo eletroforético, em certas situações patológicas, de que são exemplo o plasmocitoma, a macroglobulinemia, a doença de Wlaldenstrom, ou a amiloidose.