"Meca, a Honrada") é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada na província homônima. A tradição islâmica atribui sua fundação aos descendentes de Ismael. No século VII, o profeta islâmico Maomé proclamou o Islã na cidade que era, então, um importante centro comercial.
A Arábia Saudita, país localizado no continente asiático, detém uma população de maioria islâmica e recebe milhões de peregrinos nas cidades sagradas de Meca e Medina.
A maior parte dos países muçulmanos — isto é, aqueles onde a maioria da população professa a fé islâmica — estão no Oriente Médio e Norte da África. O Islã também tem uma presença significativa no Sul da Ásia, em países como Índia, Paquistão e Bangladesh, além de regiões nos Balcãs e do Cáucaso.
Medina está localizada no lado ocidental da Arábia Saudita nas coordenadas 24° 28′ 00″ N, 39° 36′ 00″ L a 619 metros acima do nível do mar. Está situada 430 km a norte de Meca (Makkah Al-mukarama), 150 km a leste do Mar Vermelho e 850 km da capital Riad.
Grande Mesquita de Meca, também chamada de Mesquita Sagrada (em árabe: المسجد الحرام; romaniz.: Al-Masjid al-Ḥarām, IPA: [ʔælˈmæsdʒɪd ælħɑˈrɑːm]) ou Mesquita Alharam, é uma mesquita considerada o maior centro de peregrinação do mundo, localizada na cidade de Meca, na Arábia Saudita, é o lugar mais sagrado do Islamismo.
Medina é uma das mais importantes cidades no Islamismo, e seus arredores são proibidos para visitações de não muçulmanos. Meca, a cidade mais sagrada do Islã e local da peregrinação anual conhecida como Hajj, também não permite a presença de pessoas que não sejam seguidores da fé islâmica.
Mesquita do Profeta (em árabe: ٱلْـمَـسْـجِـدُ ٱلـنَّـبَـوِيّ; romaniz.: al-Masjid an-Nabawī) é uma mesquita estabelecida e originalmente construída pelo profeta islâmico Maomé, situada na cidade de Medina da região de Hejaz, na Arábia Saudita.
Depois de entrar na Grande Mesquita de Meca o peregrino efetua o tawaf, que consiste em realizar sete voltas à Kaaba no sentido contrário aos ponteiros do relógio (cada volta é chamada de shawt, sete ashwat constituem o tawaf). Durante as sete voltas o muçulmano efetua orações.