As pteridófitas são importantes para a sucessão ecológica, pois são as primeiras espécies a colonizarem o novo ambiente depois de um desmatamento ou quando há uma clareira na floresta, criando condições para que plantas de maior porte possam se desenvolver.
Os gametófitos das briófitas apresentam estruturas semelhantes a raízes chamadas de rizoides, que atuam ajudando a planta a se fixar no solo. ... Além disso, os rizoides não apresentam a função primordial de absorver água e sais minerais, uma vez que essa função é observada por todo o corpo do gametófito.
Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.
os musgos não possuem vasos condutores de seiva; esses vegetais atingem poucos centímetros de altura por conta de não possuírem vasos apropriados para a condução de seiva. outro dos possíveis motivos pelos quais os musgos não atingem grande altura é que ocorre a falta de células espessadas no cauloide.
Resposta. As briófitas fazem o processo de absorção de água por Osmose, e esse processo é muito lento então elas não podem ser altas se não morreriam secas. Já as pteridófitas atingem grandes alturas porque possuem vasos condutores dentro dela, que consegue levar água a todas as partes da planta.