Uma das principais ações no Brasil para aumentar a cobertura de saúde equitativa e universal é o Programa Mais Médicos. A iniciativa foi criada em 2013 pelo governo brasileiro para ampliar a atenção primária em saúde e suprir a carência de médicos.
Somente o estado de São Paulo concentra 21,7% da população e 28% do total de médicos do País. Por sua vez, o Distrito Federal tem a razão mais alta, com 4,35 médicos por mil habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 3,55. Na outra ponta estão estados do Norte e Nordeste.
De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, existem atualmente cerca de 6 mil dermatologistas em atuação no País.
Brasil tem 15 mil profissionais desempregados após desmonte do Mais Médicos. São Paulo – Em meio à pandemia do novo coronavírus, que já vitimou 233.
Essas médias dizem respeito a apenas um dos empregos desse profissional. De acordo com o Site Nacional de Empregos (Sine), um médico em início de carreira, ganha entre R$ 4.