Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.
Para entendermos melhor abaixo, dois grupos de palavras que ilustram a situação: Eloquência –a vogal u é pronunciada, portanto não apresenta dígrafo. Questão – a vogal u não é pronunciada, portanto possui o dígrafo QU. Linguiça - a vogal u é pronunciada, portanto não apresenta dígrafo.
Resposta. Dígrafo é quando 2 letras formam apenas um som. Então a palavra : querido, por exemplo, tem dígrafo, pois qu é só um som. ... Mas a palavra : quartel não tem dígrafo, pois q e u tem sons diferentes.
Verificado por especialistas Dígrafo são duas letras com um único som. Na palavra escola não existe dígrafo. Veja: cachorro, ch e rr formam um único som; a palavra cachorro possui dois dígrafos.
Além do encontro consonantal, o dígrafo também pode ser confundido com o encontro vocálico. Este acontece quando existe uma sequência de vogais na mesma palavra. Os encontros vocálicos podem ser classificados como: Ditongo: ocorre quando a palavra é composta por uma semivogal e uma vogal, seguidas uma da outra.
Meu/minha namorado/a está distante, o que fazer?